BA – Movimentos ocupam área explorada pela Veracel em Mascote

Os movimentos sociais do campo e as entidades que apoiam a legitima ação de ocupação apresentam suas reivindicações pautadas no Manifesto “Terra para quem vive, trabalha e cuida dela!”

Da Regional Cimi Leste, em Brasil de Fato

A partir da opção do governo estadual de apoiar o agronegócio em detrimento da luta dos camponeses e dos povos tradicionais do sul, extremo sul e sudoeste da Bahia e cansados da falta de ação das autoridades para reverter o atual quadro de violência e perseguição que vêm sofrendo as lideranças e pelo processo de judicialização das lutas, os movimentos sociais do campo em conjunto com os povos indígenas realizaram no último dia 17 de novembro, a ocupação da Fazenda Conjunto Santa Helena, com cerca de 1.300 hectares, no distrito de Teixeira do Progresso, município de Mascote.

Cerca de 200 famílias ocuparam a área, que a empresa Veracel vem explorando com o plantio extensivo de eucalipto. O plantio tem causado a destruição das nascentes e da biodiversidade desta região, mortes de animais e, o pior de tudo, a expulsão de famílias camponesas, o que, consequentemente, causa o desabastecimento de alimentos saudáveis para as cidades. Apesar de todos estes crimes a empresa Veracel conta com todo o apoio do governo do estado. Não é à toa que a mesma foi uma das maiores financiadoras da campanha eleitoral do atual governo.

Os movimentos sociais do campo e as entidades que apoiam a legitima ação de ocupação apresentam suas reivindicações pautadas no Manifesto “Terra para quem vive, trabalha e cuida dela!”.

Leia o manifesto na íntegra abaixo:

TERRA PARA QUEM VIVE, TRABALHA E CUIDA DELA!

Nós, movimentos de luta pela terra, povos e comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas) do sul e sudoeste baiano, sociedade civil organizada do campo e da cidade, juntamente com diversas entidades de apoio, denunciamos:

– A entrega das terras para os fazendeiros e o agronegócio (plantação de eucalipto, soja, pecuária, mineradoras, etc), que expulsa as famílias e destrói a natureza;

– A apropriação ilegal das terras públicas (grilagem) pelas empresas do agronegócio, que invadem estas terras com o aval do Estado;

– A paralisação da reforma agrária e da demarcação dos territórios tradicionais;

– O sucateamento dos órgãos responsáveis por estes processos (Incra, Funai e CDA);

– A lentidão do poder Judiciário para as emissões de posse em favor dos povos do campo e tradicionais;

– A criminalização dos que lutam por terra, território e igualdade social.

Somos responsáveis pela produção de 70% dos alimentos consumidos no Brasil.

A cada 180 hectares de eucalipto apenas uma pessoa é empregada. Em 20 hectares da agricultura familiar trabalham cinco pessoas.

Estamos mobilizados e convocamos a sociedade a nos apoiar para exigirmos:

– Discriminação das terras públicas no estado da Bahia;

– Desapropriação das terras improdutivas;

– Regularização dos territórios indígenas e reforma agrária já.

MLT, Ceta, FTL, Povo Tupinambá, Jupará, MST, Resex Canavieiras, Quilombolas, Efa-Ilhéus

Apoiam:

CEPEDES , CPT, OCA, CIMI, AATR, ARES, FÓRUM DE ARTICULAÇÃO.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.