Consciência Negra: Dia de reflexão e festa

 

A Cia. Baobá faz show para celebrar os 318 anos de luta e morte de Zumbi dos Palmares
A Cia. Baobá faz show para celebrar os 318 anos de luta e morte de Zumbi dos Palmares

Estado de Minas

O Dia Nacional da Consciência Negra (comemorado em 20 de novembro) será celebrado em Belo Horizonte na segunda-feira, com a entrega do 4º Prêmio Zumbi de Cultura. Criação da Cia. Baobá de Dança – Minas, o evento terá atividades na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, com bate-papos temáticos: “Juventude negra, cor e cidadania” (das 9h às 12h) e “Empreendedorismo, arte e protagonismo juvenil” (13h30 às 16h). E, à noite, solenidade de premiação, no Teatro da Biblioteca Pública, das 19h às 22h.

Responsável pela criação da companhia em 1999, a diretora e coreógrafa Júlia Bertolino avisa que a segunda-feira será dia de reflexão e festa, em que a Cia. Baobá e diversos grupos culturais da cidade se unirão na comemoração aos 318 anos de luta e morte de Zumbi dos Palmares. O prêmio contemplará 10 pessoas que se destacaram em BH e em Minas nas artes negras. O troféu é confeccionado pelo artista plástico Jorge dos Anjos, um dos nomes mais expressivos da arte mineira contemporânea.

Haverá menção honrosa e prêmios nas áreas de música, dança, teatro, personalidade negra, atuação política, literatura, educação, manifestação cultural e religiosidade. Estão confirmados shows com Lúcia Santos (Velha Guarda do Samba), Zaika dos Santos, Cia. Baobá Minas, Titane, Grupo Bombos do Iroko e Roda de Djembê (Casinha) além das rodas de conversa.

4º Prêmio Zumbi de Cultura e Comemoração do Dia Nacional de Consciência Negra
Dia 18, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, Av. Afonso Pena, 1.537, Centro, e Teatro da Biblioteca Pública, Praça da Liberdade, 21 Funcionários.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.