Incra convida Associação Brasileira de Antropologia para integrar Mesas de Negociação Quilombola

Associação Brasileira de Antropologia integrará mesas de negociação permanente junto com demais representantes quilombolas/ Foto: Ascom/Incra/Sede
Associação Brasileira de Antropologia integrará mesas de negociação permanente junto com demais representantes quilombolas/ Foto: Ascom/Incra/Sede

Incra – O presidente do Incra, Carlos Guedes, recebeu nesta terça-feira (12) no gabinete da presidência do Incra, em Brasília (DF) , representantes da coordenação nacional da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Durante a audiência Guedes convidou a associação a participar das Mesas de negociação permanente Quilombola, Nacional e regional, devido a importância da entidade para o tema.

Para o presidente do Incra, a medida tem como objetivo discutir temas relativos à regularização dos territórios quilombolas e garantir a qualidade dos laudos antropológicos, peças fundamentais na elaboração dos Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação dos territórios quilombolas. Guedes enfatizou a importância de se avançar na regularização de áreas onde não haja conflito, para reconhecer o direito das comunidades e a relevância da ABA nas Mesas permanentes para solucionar casos concretos.

Já para a vice-presidente da ABA, Elen Woortman, foi uma reunião interessante para ambas as entidades, “A metodologia das mesas de negociação, ao colocar uma série de órgãos juntos, representa o momento em que cada um vai ajudar e contribuir para o tema. Não há nada mais diverso que a estrutura fundiária brasileira, com situações as mais controversas e, às vezes, dispares e que trazem situações importantes em que a antropologia pode contribuir.” avaliou Elen.

Avançar

Segundo a vice-presidente, trata-se de uma importante parceria entre a entidade pública Incra com a ABA para avançar nas questões quilombolas. “É um reconhecimento do nosso papel, mas também o reconhecimento de que devemos ajudar e participar e negociar dentro de nossas possibilidades e limitações”.

Desde outubro de 2011, o Incra e a Associação Brasileira de Antropologia firmaram termo de cooperação técnica, com financiamento da Fundação Ford. A parceria atuará no acompanhamento da execução dos trabalhos de campo para elaboração dos Relatórios Antropológicos pelas equipes contratadas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.