Fórum Mundial de Direitos Humanos acontecerá em Brasília, de 10 a 13 de dezembro de 2013

FMDH Conferência 1O Fórum Mundial de Direitos Humanos – FMDH acontecerá em Brasília, no período de 10 a 13 de dezembro de 2013, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Será um espaço de debate público no qual serão discutidos os principais avanços e desafios na área dos Direitos Humanos, com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a todas as violações de direitos humanos.

Serão realizadas três conferências durante o Fórum. A primeira, “Direitos Humanos como Bandeira de Luta dos Povos”, vai acontecer no dia 11 de dezembro. Nesse dia, Sara Victoria Alvarado, da Colômbia, falará sobre “Direitos Humanos e Mobilização Social”; e os debatedores Tariq Ali, do Paquistão, Tonico Benites e Ela Wiecko Vokmer de Castilho, ambos do Brasil, discutirão o tema “Reconhecimento e Direitos Humanos”. Sobre “Direito à Memória, Verdade e Justiça”, falarão Baltasar Garzón, da Espanha, Julián Froidevaux, Argentina, e Rosa Maria Cardoso da Cunha, do Brasil.

A segunda conferência – “A Universalização de Direitos Humanos em um Contexto de Vulnerabilidades” – será realizada no dia 12 de dezembro, com Leonardo Boff, do Brasil, e Hawa Abdi, da Somália. A programação ainda inclui três mesas de debates. Para o debate sobre “A Conquista de Direitos por Grupos Vulnerabilizados e a Democracia” estão confirmados Farzana Bari (Paquistão), Wanderlino Nogueira Neto (Brasil) e Amaranta Gómez Regalado (México). A mesa de debate sobre “Os Direitos humanos no Mundo do Trabalho” terá a presença de João Pedro Stédile e Leonardo Sakamoto, ambos do Brasil.

No dia 13 (último dia do FMDH) a conferência será sobre “Transversalidade dos Direitos Humanos”. Participarão do debate sobre “Defesa dos Direitos Humanos e o Enfrentamento às Violências” Alejo Vargas Velásquez (Colômbia) e Roberto de Figueiredo Caldas (Brasil). Já a mesa “Por uma Cultura de Direitos Humanos” contará com Alicia Cabezudo (Argentina) e Emir Sader (Brasil). E estarão no último debate, “Comunicação e Direitos Humanos”, Frank de La Rue (Guatemala), Maria Pía Matta (Chile) e Catalina Botero (Colômbia).

Há também espaço para Atividades Autogestionadas. Confira toda a programação clicando aqui.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.