Aty Guasu informa: Logo após partida de Maria Rita Kehl, ontem, 10/11, Apyka’i é cercado e ameaçado por jagunços

basta de genocídio

A comunidade Guarani Kaiowá (crianças, mulheres, idosas) do acampamento tekoha Apyka’i, margem da rodovia Dourados a Ponta Porã, foram cercados e atacados por um grupo de homens armado hoje, 10/11/2013, por volta das 13:00 horas. Em pleno dia, chegaram ao acampamento em um carro e uma moto.

Liderança relata: “Esses pistoleiros da usina são fernando; já reconhecem eles e o carro. Crianças e mulheres correram pela mata para se esconder dos homens armados; os brancos apontaram as armas de fogos em nós; não atiraram não!”

“Nós gritamos para os homens armados para os 3 homens brancos para não matar crianças. Tentamos desarmar, mas eles correram; prometeram que vão voltar atacar nós hoje à noite”.

Estamos comunicando a todos (as) que os pistoleiros podem voltar nos atacar. Os pistoleiros da usina de São Fernando já atacaram nós, já mataram os nossos parentes, eles já queimaram as nossas barracas, por isso eles podem voltar fazer violências contra nós; dessa vez estamos preparados para nós defender.

Comunicamos a todas autoridades.

Aty Guasu pede a investigação imediata dessa ameaça de morte e ataque à comunidade Guarani e Kaiowá.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.