MS – Terra Indígena Yvy Katu, Japorã: MPF requer novo prazo para resolver retomada e conciliação judicial para o conflito

Yvy Katu

Por Marcelo Christovão

O Ministério Público Federal recorreu hoje à Justiça para que seja dado prazo para a desocupação das 14 fazendas retomadas em meados de outubro. A ordem judicial expedida esta semana determinava “imediata” retirada dos 5 mil indígenas das propriedades.

O MPF também quer conciliação judicial para o conflito, com a determinação para que o governo federal negocie indenização para os proprietários que possuem títulos dados pela União e que incidem sobre a terra, que foi declarada indígena pelo próprio governo em 2005. A intenção é fazer andar a negociação, que “empacou”, depois que o ministro da Justiça prometeu uma solução definitiva para o conflito agrário em MS, para 8 de agosto. Até agora, indígenas e proprietários de terra estão aguardando. Para isso, o MPF pediu que a avaliação de uma das fazendas ocupadas, determinada pela Justiça para posterior indenização, seja estendida a todas as outras áreas que incidem sobre a TI Yvy Katu.
A Polícia Federal tem dificuldade para cumprir a ordem de retirada dos indígenas das áreas ocupadas. Para fazer frente às 5 mil pessoas na comunidade seria preciso montar uma verdadeira operação de guerra. Isso é evitado em Mato Grosso do Sul desde a desastrosa reintegração de posse da Fazenda Buriti, em maio, quando o terena Oziel Gabriel foi morto.
Os guarani-ñandeva esperam a demarcação da TI Yvy Katu há 30 anos. A decisão final está nas mãos da presidente Dilma, mas parece que a caneta dela está sem tinta, pois desde que tomou posse, não demarcou uma terra indígena sequer, numa omissão que vai semeando a violência no campo.

Para saber mais sobre Yvy Katu: http://blog.prms.mpf.mp.br/tekoha4

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.