Credibilidade da polícia brasileira caiu após onda de manifestações

Manifestante na rua das Laranjeiras, no Rio de Janeiro
Manifestante na rua das Laranjeiras, no Rio de Janeiro

Estudo divulgou que o índice de confiança dos brasileiros nas polícias já se aproxima do índice de rejeição de partidos políticos

O Tempo – A credibilidade da polícia brasileira caiu entre os primeiros semestres de 2012 e 2013, segundo os dados apresentados na 7ª edição do Anuário de Segurança Pública, lançado nesta terça-feira (5). De acordo com o Índice de Confiança na Justiça Brasileira (ICJBrasil), 70,1% da população não confia no trabalho das diversas polícias do país. O percentual é 8,6 pontos superior ao registrado em 2011. Além disso, a polícia brasileira foi catalogada como uma das mais violentas do mundo. 

Ainda de acordo com o ICJBrasil, as Forças Armadas são a instituição que os brasileiros julgam mais confiáveis, com apenas 34,6% da incredibilidade da população nos seis primeiros meses deste ano. No entanto, o número era ainda mais baixo no primeiro semestre de 2012 quando 24,7% da população não confiava na instituição.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) destaca que a credibilidade das polícias está mais próxima da apresentada pelos partidos políticos do que pela apresentada pelas Forças Armadas, o que indica que a necessidade de rever a atuação dos agentes de segurança pública. Para o FBSP, a rejeição se deve, principalmente, pela atuação das polícia durante as manifestações que ocorreram nos últimos meses.

Apesar de o crescimento do índice de rejeição da polícia, a entidade campeã que inspira a falta de confiança dos brasileiros continua sendo a de partidos políticos. No primeiro semestre de 2012, 93,9% dos brasileiros afirmavam não confiar em partidos políticos e no primeiro semestre de 2013, a situação se agravou ainda mais e 95,1% dos brasileiros afirmam que não confiam neles.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.