Seminário na Ufes debate a Universidade e os desafios da Reforma Agrária

João Pedro Stedile
João Pedro Stedile

Por Rafael Soriano
Da Página do MST

Na próxima quarta-feira (6), o membro da Coordenação Nacional do MST, João Pedro Stedile, realiza em Vitória seminário com o tema “Universidade e luta de classes: os desafios da Reforma Agrária Popular”.

O evento será aberto à comunidade universitária e a toda sociedade, com início marcado às 19h no auditório Manoel Vereza, no CCJE, Campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Mestre pela Universidade Nacional Autônoma do México, Stedile também participa durante toda a semana como assessor do Curso de Especialização em Economia e Desenvolvimento Agrário, promovido pela Ufes em parceria com a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), universidade popular criada e mantida por movimentos sociais. 

Trata-se de uma turma especial formada por militantes de movimentos sociais de todas as regiões do país, que funciona sob a pedagogia da alternância.

Para o educador Daniel Mancio, da ENFF, “o papel da universidade nesse processo de construção da Reforma Agrária Popular é fundamental do ponto de vista da formação dos profissionais e quadros para atuar na construção deste projeto, um projeto de sociedade”.

Ele analisa que a universidade é um espaço propício para a polarização de ideais e críticas aos rumos da sociedade. “Pelo próprio nome [universidade], este espaço deve se abrir ao debate, à diversidade de idéias sobre os rumos da sociedade. E a vinda do João Pedro Stedile amplia a formação, bem como a participação da turma de Economia e Desenvolvimento Agrário para com a comunidade capixaba”.

O Seminário “Universidade e luta de classes: os desafios da Reforma Agrária Popular” é uma realização da ENFF com apoio do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo (Sindpúblicos), Sindicato dos Bancários, Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), Pró-Reitoria de Extensão (Proext-Ufes), Levante Popular da Juventude e MST.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.