III CONAPIR debaterá democracia e desenvolvimento sem racismo

logomarcafina1l.fw_1

De 5 a 7 de novembro, em Brasília, será realizada a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR). Nas etapas estaduais preparatórias surgiram diversas propostas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial também no que se refere à área de comunicação. Acompanhe, também, informações sobre prêmios com inscrições abertas.

Com o tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo”, a III CONAPIR será no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. A expectativa é de que o evento contará com mais de 1400 participantes, entre delegados, observadores, convidados e equipe de organização. Nas conferências regionais e estaduais preparatórias foram apresentadas mais de mil propostas, que serão debatidas em grupos de trabalho durante o evento em Brasília, nos subtemas “Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo”, “Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios”, “Arranjos institucionais para a sustentabilidade das políticas de promoção da igualdade racial” e Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão”.
O credenciamento de veículos e profissionais de imprensa para a cobertura do evento encerrou-se na quarta-feira (30/10). Os crachás deverão ser retirados a partir do primeiro dia da Conferência, no local do Credenciamento, localizado no foyer do Brasil 21. Mais informações sobre o evento estão disponíveis aqui.

A III CONAPIR tem o objetivo principal reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade brasileira com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social no Brasil. Na Conferência também serão avaliados os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

Entre as propostas que estarão em debate na III CONAPIR constam a criação de um programa de enfrentamento ao racismo institucional com ações de comunicação e gestão do trabalho, a difusão pelos meios de comunicação de informações sobre legislações existentes para a promoção da igualdade racial como o Estatuto da Igualdade Racial e as leis 10.639/2003, 11.645/2008 e a promoção de campanhas para a eliminação da veiculação de estereótipos de gênero, raça/etnia, geracional e orientação sexual nos meios de comunicação (públicos e privados), fortalecendo a valorização das identidades étnicas que compõem a sociedade brasileira e assegurando a proteção e respeito aos direitos humanos, incluindo mecanismos de controle social de peças publicitárias/midiáticas.

Há proposições, também, para a criação de um plano nacional de políticas afirmativas para a cultura de matriz africana, incluindo os meios de comunicação, em especial televisão e rádio, de modo a garantir a diversidade na propaganda e na informação e a criação de um marco regulatório da comunicação que garanta na programação dos meios de comunicação social, a valorização e inserção da cultura e população negra, bem como a criação de órgão regulador com departamento específico de controle das políticas afirmativas na comunicação.

Prêmios com inscrições abertas:

  • 21º Prêmio CNH de Jornalismo Econômico. Inscrições até 31 de outubro de 2013.
  • 7º Prêmio Délio Rocha de Jornalismo. Inscrições até 11 de novembro de 2013.
  • Prêmio SESCAP-PR de Jornalismo. Inscrições até 30 de novembro de 2013.
  • 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. Inscrições até20 de janeiro de 2014.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.