Grilagem de Terras Indigenas em Porto Alegre – RS

cropped-frentequilombola

Frente Nacional Quilombola – A Frente Nacional em Defesa dos Territórios Quilombolas-RS denuncia a grilagem de terras tradicionais guaranis na zona sul da cidade de Porto Alegre, na Tekóa Pindó Poty, na Avenida Edgar Pires de Castro, no bairro Lami.

A Federação dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação do Estado do RS forjou um BO em 2006 acusando os guaranis de invasão e após pediu Ação de Reintegração de Posse na Justiça Federal do RS. Denunciamos que uma federação de trabalhadores esteja sendo usada para oprimir uma comunidade originária que desde antes da década de 60 reside no local. A aldeia guarani do Lami é conhecida de toda população portoalegrense que a mais de quarenta anos adquire artesanato no local. Hoje o cacique Roberto Ramirez denunciou a JF-RS a grilagem das terras guaranis por um terceiro, chamado Arnaldo Rizardo, alheio até mesmo ao processo que corre na JF-RS. Ele tem soltado os bois nas roças tradicionais, derrubado a mata para construir casas, impedido a coleta a caça e a pesca que são direitos constitucionais dos indigenas. Apresenta-se como dono do local dizendo ter adquirido da Federação.

Apoiamos a Comunidade Guarani no Lami

Demarcação fisica imediata e punição dos grileiros

Texto da denúncia protocolada hoje na JF-RS:

Ao Poder Judiciário Federal, seção Judiciária do Rio Grande do Sul, Vara Federal Agrária e Residual de Porto Alegre.

Processo: 2006.71.00.030271-0

Exm. Senhora Doutora Juiza Federal

Através desta denunciamos que um terceiro, estranho ao citado processo, tem soltado o gado nas matas e roças da Comunidade Guarani do Lami. Ele tem instalado cercas, construído casas, impedido a coleta e a pesca nos açudes e partes do rio que sempre pescamos, cortado eucalipto e feito lavoura. Que esse estranho é residente no Sítio Santo Antonio, no Beco do Cego (rua Mauro Vieira, 900) e chama-se Arnaldo Rizardo e dizendo-se dono do local ten oprimido a comunidade e por isso pedimos providências urgentes no sentido de investigar e punir os culpados e reestabeecer nosso domínio sobre as terras tradicionais no Lami conforme a CF89 e legislação correlata (Convenção 169 da OIT).

Porto Alegre, 20 de outubro de 2013.

Comunidade Guarani no Lami – Tekoa Pindó Poty

Cacique Roberto Ramirez

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Jeferson Mendes.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.