Na Bahia, atingidos impedem audiência sobre desmatamento

Foto capturada do MAB
Foto capturada do MAB

MAB Nacional

Nesta quarta-feira (23) estava prevista para ocorrer, às 09 horas da manhã, uma audiência pública convocada pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (INEMA), junto com o grupo Mizote, ligado a grandes empresários chineses. O objetivo era divulgar um projeto que pretende desmatar uma área de aproximadamente 25 mil hectares de cerrado, no município de Correntina, na Bahia. O rio Santo Antônio e rio do Meio seriam atingidos, e indiretamente todos os rios da bacia do rio Corrente, que deságuam no Rio São Francisco.

Mas uma vez, a força do povo organizado nos movimentos sociais, nas pastorais, igrejas, associações e outras entidades presentes, somando um total de 800 pessoas, mostraram-se contrárias ao projeto. O evento convocado pelo governo foi desmobilizado e, além disso, foi realizada uma audiência popular entre os manifestantes.

O coordenador estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens, Temoteo, ressaltou a importância da organização para enfrentar os interesses das empresas na região. ‘’Estamos mostrando, com essa mobilização justa, para essas empresas que não vamos aceitar mais desrespeito aqui na região, e que vamos unificar cada vez mais nossas lutas contra esses projetos de morte que vem querendo destruir todas nossas riquezas naturais. E para isso, sabemos que só com a luta organizada e com muito trabalho de base vamos conseguir ser respeitado e ter nossos direitos reconhecidos’’, afirmou.

Houve ainda a tentativa de retomar a audiência, mas o protesto continuou mobilizado até que governo e empresas desistissem da atividade.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Mayron Borges.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.