Encontro Continental de Teologia Índia acontece no Equador e discute o Sumak Kawsay dos povos indígenas

encteologia

CIMI – Representantes de povos indígenas e agentes pastorais de 15 países estão reunidos, até esta sexta-feira, 18, no 8º Encontro Continental de Teologia Índia, que nesta edição acontece na Província de Cotopaxi, no Equador. Os mais de 100 participantes do encontro discutem o Sumak Kawsay, o Bem Viver ou Vida Plena, perspectiva presente no horizonte dos povos indígenas andinos.

Todavia, a temática envolve, nas discussões do encontro, as perspectivas das populações indígenas que habitam regiões diversas: Mesoamérica, Cone Sul, Andina, do Caribe e da Amazônia. Desta forma, as diversas línguas, envolvimentos sociais, cosmologias e culturas possibilitam um mosaico plural das compreensões sobre esta antiga sabedoria indígena, o Sumak Kawsay.

O encontro, embalado por danças e apresentações tradicionais, está dividido em três momentos: o Shuk Shunkulla (um mesmo sentir), o Shuk Yuyaylla (um mesmo pensar) e o Shuk Makilla (um mesmo atuar). Entre as discussões e apresentações culturais, indígenas e agentes pastorais têm momentos de reflexão e religiosidade.

No Shuk Shunkulla, os representantes indígenas compartilharam realidades vividas nas regiões onde habitam. As conversas giraram entorno dos atentados contra a Mãe Natureza e de relatos sobre o sofrimento de comunidades acossadas por violências diversas, além de suas lutas e esperanças.

Já no Shuk Yuyalla, o segundo momento do encontro, os depoimentos serviram para aprofundar os participantes na sabedoria dos povos indígenas, seus mitos, ritos e relatos. Sobretudo, nas propostas de harmonia e comunicação com Deus, bem como com a Mãe Natureza e com as humanidades incrustadas na vivência de cada povo. Momento de confrontação com as propostas cristãs de Bem Viver e Vida Plena.

Por fim, o encontro discute, num último momento, o Shuk Makilla. O objetivo é renovar e formular compromissos que favoreçam projetos concretos de um futuro diferente e possível para que faça crescer a esperança entre os povos originários de todo o mundo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.