BA – Ensaios sobre raça, gênero e sexualidades no Brasil (Séculos XVIII – XX) no Lançamento Coletivo Edufba, em 25 de outubro

livro_ensaios

A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) convida para o seu 4º Lançamento Coletivo do ano, parte da programação do III Workshop Comunicação, Divulgação e Editoração Científica. Na ocasião, serão lançadas 11 novas obras de diversas áreas do conhecimento, entre elas Ensaios sobre raça, gênero e sexualidades no Brasil (Séculos XVIII – XX), autoria de Jocélio Teles dos Santos. O lançamento acontece no dia 25 de outubro, sexta-feira, a partir das 17h, no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA.

A obra reúne ensaios produzidos desde os anos 90, alguns publicados em periódicos e outros ainda inéditos, que revelam angústias intelectuais em entender problemáticas relativas às questões de gênero, raça e sexualidade na sociedade brasileira. Dividido em sete capítulos,  o livro se inicia com uma reflexão sobre a classificação de cor/raça no século XVIII, seguindo com uma análise de práticas sexuais transgressoras da ordem vigente em dois momentos dos séculos XVIII e XIX.

Jocélio Teles também apresenta, nesta obra, um documento que traz uma liberta e sua escrava “num período marcado por ideologias e práticas de domínio sobre o corpo negro”.

Serviço

O que: Lançamento do livro Ensaios sobre raça, gênero e sexualidades no Brasil (Séculos XVIII – XX)

Quando: 25 de outubro, sexta-feira, a partir das 17h

Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.