RJ – Ato Em Defesa da Democracia, hoje, 18 de outubro, na Cinelândia, às 14h

A violação do direito à livre manifestação e ao exercício da livre expressão no Rio de Janeiro tornou-se uma rotina. As ações truculentas, por parte das autoridades e do aparato repressivo, contra manifestantes e profissionais das diversas mídias de comunicação tornaram-se uma triste marca nos últimos meses, agravando-se nos últimos dias. Esse preocupante quadro vem sendo destacado pelas entidades sindicais, populares, associações ligadas aos direitos humanos, artistas, intelectuais, parlamentares e pela própria Associação Internacional de Radiodifusão (AIR).

A intimidação sofrida por ativistas e as recentes prisões arbitrárias precisam ser combatidas por todos os defensores das liberdades democráticas. A indignação precisa expressar-se em ações concretas que demonstrem a nossa rejeição ao sombrio retorno dos ares da Ditadura que nos oprimiu por mais de vinte anos.

A realização da Copa em 2014 e das Olimpíadas em 2016, eventos que retiram investimentos fundamentais da educação e saúde públicas e favorecem aos interesses das grandes corporações empresariais nacionais e internacionais, não poderá ser criticada nas ruas? As críticas serão consideradas atos de terrorismo? Serão censuradas, proibidas e violentamente reprimidas inclusive com armas letais, como no recente episódio do dia 15/10 na Candelária ou a agressão ao motorista de ônibus?

A Democracia em nosso país, duramente reconquistada nas ruas durante a Ditadura Militar corre perigo.

A omissão em denunciar e em combater os recentes atentados à liberdade só irá fortalecer o crescimento da violência e do autoritarismo.

O Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação), honrando a sua trajetória desde a fundação em 1977, reafirma a sua solidariedade aos presos e a sua repulsa a todos os ataques às liberdades democráticas.

– Pela libertação de todos os presos e arquivamento dos processos!

– Todos ao Ato na Cinelândia, no dia 18/10, às 14h!

– Em defesa do Direito à Livre Organização, Expressão e Manifestação!

Rio de Janeiro, 17 de outubro de 2013

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Thiago Lucas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.