Vídeos mostram PMs dando tiros que seriam de armas letais em ato no Rio

Imagem foi feita pelo 'Jornal A Nova Democracia' (Foto: Reprodução/YouTube)
Imagem foi feita pelo ‘Jornal A Nova Democracia’
(Foto: Reprodução/YouTube)

Policial também foi flagrado ameaçando manifestantes: ‘vou largar o aço’. Imagens são do ‘Jornal A Nova Democracia’ e do coletivo ‘Das Lutas’

Gabriel Barreira – Do G1 Rio

A Polícia Militar do Rio não confirma que agentes tenham utilizado armas letais durante o protesto de terça-feira (15). PMs, no entanto, foram flagrados dando tiros para o alto durante o ato com o que parecem ser pistolas. Os disparos suspeitos foram registrados na Glória e na Cinelândia, na região central do Rio, nas proximidades de onde terminou a manifestação de professores. Os flagrantes foram feitos pelo “Jornal A Nova Democracia”e pelo coletivo “Das Lutas”.

Nas imagens feitas na Glória, policiais se escondem atrás de uma viatura para fazer os disparos. O carro, instantes depois, é quebrado por manifestantes, enquanto os agentes fogem para trás de uma cabine policial (clique aqui para assistir as imagens no Youtube). Já na Cinelândia, momentos antes do suposto tiro de arma letal, um agente ameaça manifestantes dizendo que vai “largar o aço” (clique para assistir ao vídeo no Youtube).

Às 19h30, a corporação informou que vai identificar os agentes.

Policial se esconde atrás de viatura antes de atirar (Foto: Reprodução/YouTube)
Policial se esconde atrás de viatura antes de atirar
(Foto: Reprodução/YouTube)

Outro vídeo suspeito, que foi divulgado pelo Bom Dia Rio, mostra três pessoas sem fardas atirando com armas de fogo. A Polícia Civil apura se o trio pertence a PM. Em outra investigação da Polícia Civil, o delegado da 15ª DP (Gávea), Orlando Zaccone foi à uma clínica para ouvir o depoimento do jovem Rodrigo Azoubel, que foi atingido por balas no antebraço. O jovem não soube informar “de onde veio o tiro, nem escutou barulho”.

Para o presidente da Comissão Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcelo Chalreo, o projétil que atingiu o rapaz atravessou os dois braços e há indícios de pólvora no local dos ferimentos, o que mostra que a distância do disparo pode ter sido pequena. A comissão recebeu várias denúncias de que cápsulas de diferentes calibres foram encontradas na Cinelândia.

No dia 17 de junho, PMs do Serviço Reservado, conhecidos como P-2, foram flagrados usando armamento letal durante protesto na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Thiago Lucas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.