Em Brasília,Via Campesina e FUP ocupam ministério de minas e energia

petroleoDa Página do MST

Na manhã desta quinta-feira (17), a Via Campesina e FUP ocuparam o ministério de minas e energia. A reivindicação é que o governo cancele leilão de reservas do pré sal, marcado para o próximo dias 21 de outubro.

Para Cristiano Xingu, do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), o leilão do petróleo é um crime de lesa pátria que põe em risco a soberania nacional. “Estamos falando do maior campo de petróleo do mundo que nesse leilão será entregue para o capital estrangeiro.

A entrega dessas reservas para empresas transnacionais ferem o princípio da soberania popular e nacional sobre essa riqueza natural tão importante, que é o petróleo. Por isso seguiremos mobilizados em todo o Brasil para que o governo cancele a concretização desse crime contra o povo brasileiro”, afirma.

Desde essa quarta feira (16), os petroleiros estão mobilizados em greve contra os leilões do pré sal. Eles pararam refinarias, bloquearam terminais e plataformas em vários estados.

Segundo Chico Zé, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), o governo tem que se posicionar e conversar com os movimentos sociais e organizações. “Estamos mobilizados contra a entrega de um patrimônio nacional, que é o campo de libra, que no dia 21 estará em leilão. Ele representa um campo de 15 bilhões de reserva, maior descoberta de petróleo no mundo. Queremos que o governo nos receba para discutir a questão”, ressalta.

No dia 20 de setembro cerca de 92 organizações protocolaram no Palácio do Planalto uma carta a Presidenta Dilma solicitando o cancelamento do leilão das reservas do pré sal, previsto para o dia 21 de outubro, porém não houve resposta.

O campo de libra trata-se de um campo de petróleo com cerca de 15 bilhões de barris, podendo chegar até a 15 bilhões, encontrado a 180 km da costa, na bacia de Santos, com sete mil metros de profundidade. No dia 21 de outubro, a Agência Nacional de Petróleo vai leiloar esse campo de reservas de petróleo, que é maior encontrado até então.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.