Moção de apoio aos profissionais da educação em greve

enterro educação Rio 3

A Associação dos Servidores Federais da Área Ambiental no Estado do Rio de Janeiro, Asibama/RJ, que reúne servidores do Ibama e do ICMBio, manifesta total apoio ao movimento grevista e às reivindicações dos profissionais da educação das redes municipais e estadual do Rio de Janeiro e repudia veementemente o tratamento dispensado pelo Prefeito do Rio de Janeiro e o Governador do Estado aos servidores grevistas, seja na condução política de negociações de fachada, seja através da violência policial nas manifestações de rua.

Exaltamos o mérito dos profissionais da educação pública que perseveram atuantes em sua vocação de educadores formadores de cidadãos, mesmo enfrentando condições precárias de infraestrutura, com salários indignificantes, ausência ou escassez de incentivo à capacitação e expostos muitas vezes às mazelas da violência de nossa sociedade. Condições essas impostas pelas autoridades, que historicamente tratam a classe com descaso e desrespeito.

Somos solidários à resistência dos grevistas na manutenção deste movimento histórico e necessário, que ensina à sociedade muito mais do que qualquer “hora/aula”. As ameaças de corte de ponto e abertura de processo administrativo contra os profissionais que exercem seu legítimo direito de greve, baseadas em decisões claramente políticas dos tribunais, apenas reforçam o caráter autoritário e negligente da postura adotada pelo poder público desde o início dos movimentos.

Por fim entendemos que a liberdade de manifestação é um direito da sociedade e não lhe pode ser cerceada. As cenas de violência protagonizadas pela Polícia Militar do governador Sérgio Cabral na repressão de manifestações pacíficas, incluídas as recentemente realizadas pelos profissionais da educação pública, deixam claro que a herança mais nefasta da ditadura militar é um grave problema que deve ser urgentemente enfrentado pela sociedade. É inaceitável que em pleno regime democrático o Estado use seu braço armado para reprimir, violentar e prender trabalhadores e cidadãos que saem às ruas para reivindicar direitos constitucionalmente garantidos e lutar por melhores condições de trabalho, de vida e por uma sociedade melhor.

Pela revogação do Plano de Cargos e Salários aprovado à revelia da categoria! Contra a postura antidemocrática e negligente do prefeito Eduardo Paes e do governador Sérgio Cabral! Todo apoio à luta dos profissionais da educação!

Rio de Janeiro, 11 de outubro de 2013

Asibama/RJ

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.