MG – Roda de guardiões de sementes crioulas apresenta desafios e perspectivas para a articulação internacional

CAA 1

Por Helen Santa Rosa*, em Asa Minas

O diálogo e a troca de experiências entre guardiões e guardiãs do semiárido mineiro e América Central foi destaque no I Encontro de Agrobiodiversidade. O evento, que acontece em Montes Claros/MG, fortalece a articulação entre pesquisadores e guardiões e debate estratégias e políticas públicas para conservação da agrobiodiversidade frente às mudanças climáticas.

Participaram da Roda os guardiões Cristovino Ferreira, do Assentamento Americana; Elisângela Aquino, do Assentamento Tapera; Valteir Soares, do município de Itinga; Maria de Fátima Alves, apanhadora de flor de Diamantina; Nicolau Xakriabá; e Alícia Sarmiento, do México. Em pauta, a percepção dos guardiões sobre o impacto  das mudanças climáticas na agricultura, principais desafios e propostas para mitigar estes efeitos. A retomada dos territórios, a conservação das águas e o fortalecimento das estratégias de conservação das sementes crioulas foram colocados como os maiores desafios.

“Não podemos aceitar o milho transgênico, que tem contaminado as nossas variedades de sementes crioulas”, expõe Alícia Sarmiento, camponesa do México. “ Os grandes empreendimentos econômicos como mineradoras e monoculturas são os principais causadores das mudanças climáticas. Nós sempre cuidamos da natureza e produzimos em harmonia com o meio ambiente”, reforça Sarmiento.

As mudanças climáticas atingem diretamente os agricultores. “ Os efeitos das mudanças afetam primeiro a biodiversidade, mudam o ciclo das plantas, a dinâmica da vida dos animais e mudam totalmente a nossa cultura, o nosso modo de produzir e viver”, relata Cristovino Ferreira Neto, geraizeiro do Assentamento Americana.

Articulação Internacional –  A presença de camponeses de Honduras, Guatemala, Costa Rica, Colômbia e México reforça a necessidade de  ações de cooperação e articulação política entre os países. “Quando visitamos os assentamentos e agora ao ouvir os relatos dos guardiões percebemos que nossos desafios são os mesmos. Precisamos fortalecer a nossa aliança pela conservação da agrobiodiversidade, pela nossa saúde”, Alícia.

*Assessora de Comunicação – CAA/NM

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.