Sete pessoas são resgatadas em condições de trabalho escravo no interior do CE

MPT/DIVULGAÇÃO
MPT/DIVULGAÇÃO

Redação O POVO Online

Uma operação resgatou sete trabalhadores de condições análogas à escravidão, entre terça-feira, 8, e a manhã desta sexta, 11, na Comunidade de Vila Rica, distrito de Cipó dos Anjos, município de Ibicuitinga. Entre os trabalhadores, havia dois adolescentes. Após a ação fiscal o empregador procedeu toda regularização trabalhista dos funcionários resgatados. Foram pagas as verbas rescisórias num valor total de R$ 15.000,00.

A ação conjunta teve a participação dos órgãos Grupo de Fiscalização Rural da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará, Ministério Publico do Trabalho e Polícia Rodoviária Federal teve início no dia 8 de outubro e seguiu até a manhã desta sexta-feira.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), os trabalhadores estavam instalados de forma precária sob uma lona amarela colocada sobre estacas. Segundo o órgão, a estrutura não tinha proteção nas laterais. Não havia armário para guardar os alimentos que estavam em caixas diretamente no chão, sem instalações sanitárias, energia elétrica e água potável. 

Os trabalhadores, segundo o MPT, cortavam lenha da madeira nativa da região e, até o momento, não foi apresentada autorização ou licença para corte emitida pelo órgão competente. Eles trabalhavam todos os dias da semana, sem o descanso semanal remunerado previsto em lei.

Além disto, nenhum dos trabalhadores tinha carteira de trabalho assinada. Todos eram do município de Madalena, distante cerca de 105 km de Ibicuitinga, local do resgate.

Com informações do MPT.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.