Norte Energia não reconhece carroceiros como atingidos

carroceiros

Para os carroceiros, um dos problemas é que estes não são uma categoria considerada atingidos pela barragem. Assim não recebem nenhum tipo de política capaz de atenuar os impactos no seu meio de subsistência

Por Vitoriano Bill*, do MAB 

Os carroceiros altamirenses são uma categoria de trabalhadores com uma contribuição histórica pra nossa cidade, uma vez que são eles que garantem o transporte das mais diversificadas cargas, para todas as classes, sobre tudo as menos favorecidas financeiramente.

Mas infelizmente, desde que Altamira sofreu o brusco inchaço populacional provocado pela hidrelétrica de Belo Monte e suas avenidas lotaram de veículos, os carroceiros tiveram um impacto imediato na sua atividade profissional. Eles foram impedidos de circular em diversas vias da cidade.

Vilmar, que é carroceiro há 15 anos, disse que hoje não pode mais pegar nenhum frete nas lojas do centro de Altamira, pois é uma região onde são impedidos de circular. Esse fato, automaticamente diminuiu a renda de cada carroceiro, afetando a qualidade de vida das suas famílias.

No último dia 03/10, a categoria se reuniu com o Centro de Referência de Direitos Humanos, tendo a participação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) como convidado. O objetivo era expor a condição ao qual estão sendo submetidos enquanto trabalhadores. Na reunião havia 25 carroceiros, onde todos afirmaram categoricamente: NOSSA SITUAÇÃO SÓ ESTÁ ASSIM POR CONSEQUÊNCIA DA BARRAGEM DE BELO MONTE!

Para os carroceiros, um dos problemas é que não são uma categoria considerada atingidos pela barragem. Assim não recebem nenhum tipo de política capaz de atenuar os impactos no seu meio de subsistência. Outra questão, é referente a regularização dos pontos de carroça, que não recebeu nenhuma atenção por parte da prefeitura até agora.

Hoje o sindicato conta com mais de cem filiados, todos pais de famílias que dependem dessa atividade para sobreviver. E não podem simplesmente fechar os olhos e ignorar essa categoria. É papel da Norte Energia reconhece-los como atingidos e apresentar um plano de atendimento à eles. E da Prefeitura regularizar os pontos de trabalho de cada um.

*Vitoriano Bill, militante do MAB em Altamira e autor do blog Irídio.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.