BA – XXVII Semana da Terra Eugênio Lyra, 18 e 19/10

cartaz semana da terra eugenio lyraPor Tatiana Emília Gomes, CPT/BA

A AATR/BA tem a honra de convidá-los (as) para a XXVII SEMANA DA TERRA EUGÊNIO LYRA, a realizar-se nos dias 18 e 19 de outubro de 2013, na Pousada Central, localizada na Rua Marechal Deodoro, 398 – Centro, Feira de Santana, Bahia, com o seguinte título “Avanços Sociais e Retrocessos Institucionais na Luta pela Terra”.

Neste ano, considerando o retrocesso institucional da política de Reforma Agrária e de Regularização dos Territórios Tradicionais, advindo das iniciativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, que demonstram total sintonia com o atual modelo de desenvolvimento implementado pelo Estado Brasileiro, a XXVII Semana da Terra Eugênio Lyra visa avaliar os rumos da política de Terras nacional, bem como identificar e discutir as formas e estratégias de lutas dos movimentos sociais, comunidades tradicionais e organizações populares diante desta problemática. Além disso, a XXVII Semana da Terra tem a perspectiva de contribuir para a construção de estratégias de atuação conjunta capazes de garantir maior eficácia às lutas em defesa do acesso a terra e da garantia dos territórios.

Cada entidade poderá enviar 02 representantes. As inscrições devem ser feitas até o dia 14/10/13 junto à secretaria da AATR, pelo telefone 71-3329-7393 ou pelo e-mail: [email protected].

PROGRAMAÇÃO
 
Dia I – 18.10.13 – Sexta-Feira
09:00 – Abertura – AATR: Saudação Inicial e Resgaste histórico do significado da Semana da Terra.
Convidados: Representantes dos movimentos sociais presentes e AATR.
09:30 – Mesa Redonda:  Inclusão e modernização conservadoras: a trajetória de inserção da reforma agrária e direitos territoriais na legislação brasileira
Convidados/as: Ana Motta (Universidade Federal Fluminente – UFF); Joaci Cunha (Centro de Estudos e Ação Social – Ceas); Pedro Diamantino (AATR/BA)
14:00 – Política Nacional da Reforma Agrária e Política de Regularização Fundiária dos territórios tradicionais: balanço da década
Convidados/as: José Juliano de Carvalho Filho (Associação Brasileira de Reforma Agrária – ABRA) – a confirmar; Tatiana Dias Gomes (CPT/BA e AATR/BA); Nólia Oliveira (Movimento CETA); Danilo Serejo (Quilombo de Alcântara/MA)
16:00 – Divisão em grupos para refletir sobre a provocação da Mesa e pensar em propostas populares para a Reforma Agrária e Regularização dos Territórios Tradicionais.
17:30 – Apresentação das Relatorias dos Grupos, Provocação sintetizadora e Debate
Dia II – 19.10.13 – Sábado
9:00 – Mesa Redonda: Retomadas, Ocupações e Resistências: reforma agrária e territórios tradicionais “na lei ou na marra”?
Convidados/as: Kelli Mafort (Direção Nacional do MST); Eliete Paraguaçu (Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais – MPP); Dermevaldo dos Santos (Quilombo São Francisco do Paraguaçu/BA); Cacique Nailton (Liderança Indígena Pataxó Hã Hã Hãe).
14:00 – Plenária Final: Avanços e retrocessos da luta pela terra
Convidados/as: Luciana Henrique (Assentamento Milton Santos/SP); João Régis (AATR-BA).
 

“Seguimos ocupando terra
derrubando cercas
conquistando o chão
Que chore o latifundiário
pra sorrir os filhos
de quem colhe o pão
E a luta por Reforma Agrária
a gente até pára
se tiver, enfim
coragem a burguesia agrária
de ensinar seus filhos a comer capim.”

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.