RS – Polícia Militar realiza mandatos de busca e apreensão em centros culturais e em casas de ativistas. Duas denúncias

Nota Pública da Frente Quilombola

A Frente Quilombola RS vem, por meio dessa Nota Pública, expressar seu repudio às ações da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Sul que, desde a manhã do dia de ontem, terça-feira, 1º de outubro de 2013, realizou busca e apreensão, sob a acusação de formação de quadrilha, na residência dos militantes Matheus Gomes (PSTU), Lucas Maróstica (PSOL) e José Daves, e também sob as mesmas acusações invadiu o Espaço Cultural Moinho Negro, a sede Utopia  e Luta Assentamento, um alojamento do MST e a Via Campesina.

Repudiamos o Governo Tarso por usar o aparato de Polícia e da Mídia tradicional para criminalizar, incessantemente, pessoas e movimentos na vida política de nossa cidade. Solidariedade a todos que estão sendo perseguidos simplesmente por exercerem seu livre direito de se manifestar!

Denúncia enviada para Combate Racismo Ambiental pelo Centro de Cultura Libertária, via Diane Beatris

“Mais uma vez a repressão deste estado policial bateu à nossa porta. Melhor dizendo, ‘arrombou’ a nossa porta. Ontem, dia primeiro de outubro, às oito e quarenta da manhã, três policiais da civil arrombaram a porta do Centro de Cultura Libertária da Azenha.

Ao escutar o barulho, os moradores da comuna que se localiza em cima do espaço desceram para averiguar, se surpreendendo ao encontrar os policiais na parte de baixo, revirando as coisas do espaço cultural. Possuíam um mandado de busca, e começaram a pegar materiais de propaganda, como cartazes e panfletos.

Ligaram o computador da biblioteca e um dos policiais começou a mexer no mesmo. Outra policial começou a mexer nos documentos da associação, e pegou as fichas com os dados dos associados para levar apreendido.

Protestamos diante deste fato, dizendo que não fazia sentido levar os dados dos associados ao espaço cultural, e a inspetora, grossa como uma boa policial, declarou que não tinha que dar explicações”.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.