Mobilização indígena no Brasil recebe apoio de manifestação em Londres

Manifestações em londres hoje pediram o fim do ataque contra os direitos indígenas no Brasil. © Survival
Manifestações em londres hoje pediram o fim do ataque contra os direitos indígenas no Brasil.
© Survival

Idealizada pelo índio brasileiro Nixiwaka Yawanawá e com o apoio da ONG Survival International, o protesto em frente a embaixada brasileira chamou a atenção para a grave situação dos povos indígenas no Brasil, cujos direitos são ameaçados por projetos que tramitam no Congresso Nacional.

Da Redação Portugal Digital

Londres – A semana da mobilização nacional indígena no Brasil, com diversas manifestações pelo direito à terra e em defesa da Constituição, conta com um apoio internacional.

Nesta quarta-feira (2), os simpatizantes da ONG Survival International – que defende o meio ambiente – realizaram uma manifestação em frente à embaixada do Brasil na capital britânica, conforme publicou a “RFI”.

O idealizador do protesto, o índio brasileiro Nixiwaka Yawanawá, afirmou que os indígenas do Brasil dependem das terras para sobreviver. “A PEC 215 e outras emendas significam o fim de nossos direitos territoriais e não devem ser aprovadas”, alertou.

Esta semana de manifestações, inclusive, tem o objetivo de evitar que os vários projetos que alteram os direitos dos povos indígenas sejam aprovados pelo governo brasileiro.

O principal deles é mesmo a citada PEC 215. Essa Proposta de Emenda Constitucional transfere do executivo para o legislativo a decisão sobre a demarcação de terras. O problema é que o Congresso concentra a força da bancada ruralista e o lobby de grandes empresas de mineração e energia.

Essas mudanças na legislação, de acordo com o diretor da Survival International, Stephen Corry, significam uma “ameaçam de morte para os índios brasileiros”.

E ele ainda lembra da Copa do Mundo que será realizada no Brasil daqui a oito meses. “Quantos torcedores estrangeiros têm consciência da repressão governamental contra os índios?”, questiona o líder.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.