Suape é novamente denunciada ao CPRH

SUAPEO Fórum Suape – Espaço socioambiental, encaminhou à Agência Estadual de meio Ambiente (CPRH), neste último dia 22/09, denúncia de violação de normas ambientais praticadas pelo Complexo de Suape, localizado entre os municípios de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, litoral sul de Pernambuco. As denúncias foram feitas, a integrantes do Fórum, por trabalhadores que atuam no Complexo Portuário de Suape.

Em CPT Nordeste II

Os trabalhadores comunicaram irregularidades com relação a uma das operações de descarga do óleo Bunker (MF-380) do navio Alpine Liberty, que estaria atracado no PGL1-B, no Complexo Industrial Portuário de Suape. O Navio estava descarregando o produto da Petrobrás para o Terminal privado de Tecmar. O material em questão é considerado altamente poluente, segundo a Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico – FISPQ da BR Distribuidora.

Segundo o procedimento da Petrobrás e da Transpetro, a conduta adequata para este tipo de operação é garantir que o Navio esteja cercado com flutuantes/ bóias, para que, em caso de um eventual vazamento, o produto encontre barreiras e fique contido no cerco. Entretanto, de acordo com a denúncia, o procedimento foi feito sem que houvesse nenhuma instalação de barreiras, oferecendo assim, sérios riscos ao meio ambiente.

Esta não é a primeira vez que ocorrem descumprimentos de procedimentos de segurança estabelecidos por leis, durante descarregamento de material da Transpetro e na movimentação e estocagem de material altamente poluente, no Porto de Suape. Para a coordenação do Fórum Suape, este não cumprimento de normas internas da Petrobrás, aliado a precarização dos serviços terceirizados podem trazer sérios danos ao meio ambiente e à saude dos trabalhadores e da população, caso um vazamento de óleo ocorra.

Fórum Suape

No início do ano, diversas entidades, organizações sociais e pesquisadores que atuam na  perspectiva de garantia de Direitos humanos, territoriais e ambientais na região de Suape decidiram somar suas forças em torno de um espaço que unificassem suas lutas contra os impactos sociais e ambientais e violações promovidas por Suape. Foi assim que surgiu o Fórum Suape – Espaço socioambiental, que hoje reúne dezenas de organizações com o objetivo de discutir as questões atuais que estão sendo vivenciadas pelas populações do entorno do Complexo de Suape, além de ser um espaço de denúncia do atual modelo de desenvolvimento em curso no estado e também de lutas e ações que visam contribuir para a garantia de direitos dos trabalhadores, do meio ambiente e das populações atingidas por Suape.

Fonte: Com informações do Fórum Suape – Espaço Socioambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.