Aty Guasu: Guarani e Kaiowá da comunidade Apyka’i, da beira da estrada, iniciam retomada de seus territórios no MS

IndiosGuaraniKaoiowaAty Guasu informa a todos(as) que as comunidades Guarani e Kaiowá da margem da rodovia, diante de demora e paralisação total de regularização de terras indígenas Guarani e Kaiowa pela justiça, em Mato Grosso do Sul, Guarani e Kaiowa recomeçam a reocupar a parte de terras indígenas tradicionais.

As comunidades Guarani e Kaiowa declaram e comunicam a todas sociedades nacionais e internacionais: “entendemos que nós Guarani e Kaiowa já estamos a condenados para morrer, por isso voltamos a nossa terra para morrer. Aqui na beira da estrada não ficaremos, essa é a nossa decisão” comunica os líderes.

“Já que os nossos direitos à posse de nossa terra não são aplicados pelo governo e justiça federal, por isso, voltamos a nossa terra para viver ou para morrer. Para nós indígenas não tem justiça no Brasil”.

“Se os jagunços da Usina São Fernando e dos fazendeiros matar nós, [é] só enterrar nós aqui mesmo. Aqui já estão enterrados dezenas de nossos parentes assassinados pelos pistoleiros”.

Assim, as comunidades Guarani e Kaiowa comunicam a todos(as). Logo voltaremos com a nova informação.

Aty Guasu contra o genocídio

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.