No Dia de Luta dos Acidentados por Fontes Radioativas, repudiamos acordo atômico Brasil/Japão

Luto

Por Zoraide Vilasboas*

Oficialmente hoje é o Dia Nacional de Luta dos Acidentados por Fontes Radioativas. Hoje, também, lembramos o pesadelo de Goiania, que assustou o Brasil há 26 anos com o acidente do césio-137, que causou a morte imediata de 4 pessoas, contagiou milhares de outras, contaminou o ambiente e deixou toneladas de lixo atômico, depositados em Abadia de Goiás.

Redes, entidades e movimentos sociais e populares de vários estados entregam, hoje, uma Declaração, contra um acordo Brasil/Japão de cooperação na área da tecnologia nuclear, aos governos brasileiro e japonês, e também aos representantes da diplomacia nos dois países. Este fato está ocorrendo hoje, num gesto simbólico de solidariedade às vítimas de Goiania, sobreviventes do maior acidente radioativo em zona urbana do mundo e às milhares de vítimas de Fukushima, cuja contaminação causada por seus reatores segue sem controle, dois anos e meio depois da tragédia.

Esta Declaração já foi entregue pela Articulação Antinuclear Brasileira (AAB), no Consulado Honorário do Japão, em Salvador. Mas também em solidariedade à todas os afetados por fontes radioativas do mundo, informamos que já estão no youtube (www.youtube.com/ArtAntNuclearBrasil/), os dez vídeos antinucleares realizados pela AAB, com o fim de democratizar as informações sobre as atividades nucleares e dar visibilidade aos perigos que representa o Programa Nuclear Brasileiro para as gerações presentes e futuras. Eles fazem parte da Mobilização Nacional por um Brasil Livre do Nuclear

Os vídeos foram lançados em Brasília, em dois momentos distintos em que a política energética brasileira esteve em debate: durante a Audiência Pública que discutiu A Situação da Energia Nuclear Pós-Rio+20, na Câmara dos Deputados (22/05), e no ato público do Seminário sobre Política Energética (23/05), promovido pelo Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social, no Centro Cultural de Brasilia.

Com o apoio do Fundo Socioambiental CASA, Fundação Boell, Rede Brasileira de Justiça Ambiental e Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares, foi possível trazermos abordagens diversas de personalidades, cientistas, pesquisadores, como o teólogo Leonardo Boff, a fisica e ativista ambiental indiana Wandana Shiva e o engenheiro Ildo Sauer (USP). Os depoimentos buscam combater o secretismo do setor nuclear que, aliado à desinformação generalizada sobre o que realmente se passou e se passa no mundo com a tecnologia atômica, deixa a sociedade inteiramente alheia às possibilidades das catástrofes que esta tecnologia pode causar.

A série de vídeos demonstra que esta tecnologia é suja, insegura, cara e perigosa e que a invisível, mas mortífera radioatividade, contamina o meio ambiente e as pessoas, causando destruição e morte. A matéria prima da energia nuclear pode ser usada na produção de armas de destruição em massa. Os vídeos foram feitos para estimular o debate sobre a política nuclear e agilizar providências para resolver os graves problemas causados pelos impactos sócio ambientais do Programa Nuclear Brasileiro.

*Movimento Paulo Jackson – Ética, Justiça, Cidadania

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.