Informe importante: Interdição e fechamento do canteiro de obras terrestre e marítimo da empresa “GDK / Petrobras” em Praia de Mauá – Magé/RJ

Dia 09 de Setembro de 2013, na Praia de Mauá, no Município de Magé/RJ, após denúncia formal da AHOMAR ao Órgão Ambiental Federal (IBAMA), ocorreram algumas operações de fiscalização da equipe do IBAMA/RJ, e foram feitas inspeções no canteiro terrestre e marítimo da GDK / Petrobras, que atendera anteriormente as obras de lançamentos de dutos e soldas dentre outras operações marítimas e terrestres para os Projetos GNL e GLP da Petrobras S.A.

Culminando assim na interdição, fechamento e desmontes das edificações do trecho terrestre, por motivo de sérias irregularidades, de monta ambiental e com isso a retirada das balsas flutuantes a frente da Praia de Mauá.

Queremos informar que a Associação Homens do Mar da Baía de Guanabara – AHOMAR, sempre denunciou essas irregularidades, inclusive graves crimes ambientais de responsabilidade dessas obras, onde provocou sérios danos com prejuízos aos pescadores artesanais que atuam na região e nas proximidades ao canteiro.

Mesmo diante a todas essas intervenções, não houve resposta da parte do executora da obra, no caso a GDK S.A, e tão pouco houve retorno das inúmeras reclamações e denúncias enviadas a Petrobras S.A, que era a dona da obra e também responsável por todas essas irregularidades.

Nós pescadores e sociedade devemos fazer nossa parte pois de acordo com à:

Constituição Federal, no Art. 225, “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Já desde da última sexta-feira, estamos tomando medidas protetivas e alertas à nossas comunidades pesqueiras e lideranças no intuito de prevenir possíveis ameças e atentados por parte daqueles grupos criminosos que tiram proveitos financeiros de todas essas irregularidades e promovem crimes na região contra pescadores e moradores contrários às obras e seus impactos.

Segue documentos referentes a fiscalização do IBAMA acatando denúncia da AHOMAR.

” Venta Forte novamente na Baía de Guanabara ” !

” Vitória dos Homens e Mulheres do Mar ” !

” Justiça para nossa mãe Baía de Guanabara e para seus filhos, os Pescadores e Pescadoras ” !

Resposta Ibama

Auto de infração Ibama

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.