Cepedes lança cartilha sobre “Comércio do Clima” (para baixar)

Comércio do climaCombate Racismo Ambiental – Com texto de Ivonete Gonçalves e Philip Reed, além de colaboração de Winfridus Overbeek, o Cepedes está lançando a cartilha Comércio do Clima. Usando linguagem bastante acessível, para com isso socializar para as comunidades as implicações das mudanças climáticas e denunciar as falácias do ‘mercado de carbono’, os autores escrevem, já na Apresentação:

“O comércio de carbono ou mercado de carbono, ou ainda, “economia verde” é mais uma perigosa armadilha para que os grandes grupos internacionais lucrem cada vez mais. É o instrumento gerado para viabilizar o Protocolo de Quioto e outros acordos internacionais visando supostamente reduzir as mudanças climáticas.

Em vez de reduzir drasticamente suas emissões de CO² através de mudanças na matriz energética, no alto consumo de produtos à base de petróleo e no incentivo ao desmatamento de florestas nativas para substituir por monoculturas, os países industrializados formulam um comércio e continuam a poluir cada vez mais. Uma manobra nefasta, que impede o desafio de conter o uso extensivo de combustíveis fósseis e a busca de novos caminhos que impeçam de fato o aquecimento do planeta!

Esta cartilha objetiva alertar sobre os perigos que a proposta do comércio de carbono ou mercado de carbono representa para o mundo”.

Para baixar a cartilha, clique no nome Comércio do Clima.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.