Mapa divulga resultados de resíduos de agrotóxicos e contaminantes em produtos vegetais

agrotoxicosAs análises correspondem aos resultados do monitoramento de resíduos e contaminantes em produtos de origem vegetais da safra 2012/13

Ministério da Agricultura – Foi publicado nesta segunda-feira, 2 de setembro, no Diário Oficial da União, o resultado do Programa de Monitoramento realizado pelo Plano de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal (PNCRC/Vegetal) no ano-safra 2012/13. Foram analisadas as culturas agrícolas de abacaxi, amendoim, arroz, café, castanha-do-brasil, feijão, mamão, manga, milho, soja, tomate, trigo e uva.

O objetivo do programa é monitorar a segurança dos produtos de origem vegetal, produzidos e importados pelo Brasil, no que diz respeito à presença de resíduos de agrotóxicos não autorizados, assim como resíduos de agrotóxicos e contaminantes acima dos limites máximos permitidos [sic] pela legislação em vigor.

As amostras são coletadas por fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em propriedades rurais, estabelecimentos beneficiadores e em centrais de abastecimento e enviadas aos Laboratórios da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários, constituídas pelos Laboratórios Nacionais Agropecuários (LANAGROs) e por laboratórios públicos e privados credenciados pelo Mapa.

De acordo com chefe do Serviço de Resíduos e Contaminantes de produtos de origem vegetal do Mapa, Marcelo Cláudio Pereira, a portaria mostra que, entre as culturas monitoradas, a maioria apresenta índice satisfatório de conformidade. “Entre as 13 culturas agrícolas monitoradas, 50% das amostras apresentam índice de 100% de conformidade em relação ao uso de agrotóxicos e 80% das amostras apresentam índice de 100% de conformidade em relação aos contaminantes orgânicos”, salientou.

Entre os piores resultados, destaca-se a cultura do abacaxi, proveniente de Minas Gerais, que apresenta um índice de conformidade de 25%, em relação ao uso de agrotóxicos.

Os parâmetros a serem observados no ano-safra 2012-2013 foram regulamentados pela Instrução Normativa nº 27, de 11 de dezembro de 2012. No caso das amostras com índice inadequado de resíduos ou contaminantes, o Mapa atua por intermédio de processo de investigação que objetiva orientar o produtor, apurar os fatos e adotar as ações fiscais cabíveis.

Clique aqui para ver os resultados da safra 2012/13.

Para mais informações sobre o PNCRC/Vegetal, clique aqui.

Enviada por Zuleica Nycz.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.