Índio fica ferido em confronto com a Brigada Militar em frente ao Palácio Piratini

RS indigenas
Tropa de Choque cercou a sede do governo após confusão (Foto: Cristiano Goulart / Gaúcha)

RdGaúcha

Um índio foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro após confronto durante protesto na tarde desta sexta-feira (30), em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, um grupo de indígenas tentou pular os gradis que protegiam a sede do governo. A Tropa de Choque respondeu com bombas de efeito moral. Já os manifestantes dizem que protestavam com gritos de ordem, e que um dos gradis acabou caindo, quando a tropa respondeu. Segundo o grupo, também foram usadas balas de borracha. O chefe do Comando de Policiamento da Capital, coronel João Godoy, afirma que indígenas jogaram artefatos nos policiais.

– Lanças, flechas, madeiras. Então, para evitar um confronto próximo entre índios e policiais, eles fizeram o uso da granada para afastar os índios, que foi efetivo – afirmou Godoy.

O Comandante também disse que quatro policiais ficaram feridos, um deles com o pé transpassado por uma lança. O protesto reuniu cerca de trezentas pessoas, entre índios e representantes de movimentos sociais, que pedem uma solução para o impasse criado pela demarcação de terras indígenas no Rio Grande do Sul. O Governo marcou reunião com os indígenas para a próxima quarta-feira (4), no Palácio Piratini.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.