Voluntários já podem se inscrever para participar dos Jogos Indígenas

A_500760fe7319b5f8d2bda1d6218522f0A_002ec198e00c83ba5b31e79633e087b0SEEL* – O Governo de Mato Grosso e o Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena (ITC) convidam voluntários para colaborar na 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, que ocorrerá de 11 e 19 de outubro, em Cuiabá. As inscrições estão abertas e os interessados podem candidatar-se até 09 de setembro. Ao todo, são 155 vagas para acompanhante de indígenas, agentes culturais e/ou esportivos e para bilíngues.

Durante o evento, caberá ao voluntário atuar como atachê (acompanhar uma etnia no dia a dia, auxiliando de forma geral), ajudar na organização e realização das atividades esportivas, culturais e espirituais, apoiar o trabalho das equipes de relações públicas e de comunicação. Também dar suporte à comercialização de artesanato e à infraestrutura e organização de materiais e atuar como intérprete junto aos convidados indígenas de outros países. A organização do evento irá conceder alimentação, transporte em Cuiabá, hospedagem para quem não reside na cidade-sede do evento e certificado de participação.

Entre os pré-requisitos para as vagas estão a idade (maior que 18 anos), conhecimentos básicos sobre a cultura indígena, e disponibilidade mínima de 8h ao dia para colaborar durante os dias de realização do evento. Os interessados deverão enviar email para [email protected], com a ficha de inscrição preenchida e o currículo anexo.

Os Jogos dos Povos Indígenas foram idealizados pelo Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena (ITC), e são realizados desde 1996. Neste ano, conta com o patrocínio do Ministério do Esporte em convênio com o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel-MT), e apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A edição deste ano deverá reunir de 1,6 mil representantes de 48 etnias brasileiras e representantes de 16 países das Américas, Europa e Oceania. As competições serão realizadas no Jardim Botânico, bairro Sucuri. Além das disputas, haverá a Feira Agrícola Indígena, Mostras de Artesanatos, Literaturas e Ciência da Computação.

Para acessar o edital de seleção e a ficha de inscrição, clique aqui.

*Fonte: Assessoria de Comunicação Seel-MT

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.