MT – Indígenas da Amazônia Brasileira se reúnem em Barra do Bugres para discutir direitos e eleger nova coordenação executiva da COIAB

LOGO COIAB

A COIAB foi fundada em abril de 1989. É a maior organização indígena do Brasil, tem organizações membros nos 9 Estados da Amazônia Brasileira (Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). Juntas, estas organizações e comunidades somam aproximadamente 430 mil pessoas, o que representa cerca de 60% da população indígena do Brasil.

Entre os dias 26 a 29 de agosto, na Aldeia Umutina, no município de Barra do Bugres, Mato Grosso, estarão reunidos cerca de 500 lideranças indígenas na X Assembléia Geral Ordinária da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), ocasião que acontece também o I Encontro dos Povos Indígenas do Mato Grosso.

Na assembléia serão discutidos assuntos importantes como Análise de conjuntura e desafios para o movimento e lideranças indígenas da Amazônia, direitos indígenas, políticas indigenistas, etnodesenvolvimento e sustentabilidade Econômica. 

No encontro será elaborado um novo plano de trabalho para os próximos 4 anos do Movimento Indígena da Amazônia e ainda será realizado a eleição da nova coordenação executiva da COIAB e do Conselho Deliberativo e Fiscal (CONDEF). Estarão presentes todas as organizações indígenas que compõem a base política da COIAB dos Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A COIAB foi fundada para ser o instrumento de luta e de representação dos povos indígenas da Amazônia Legal Brasileira pelos seus direitos básicos (terra, saúde, educação, economia e interculturalidade). Representa cerca de 160 povos indígenas.

Para Sônia Guajajara (Vice Coordenadora da COIAB), muitos foram os desafios na sua gestão, pois os últimos anos foram marcados pelo retrocesso aos direitos indígenas. “A COIAB tem o papel fundamental de orientar e acompanhar as ações da política indigenista brasileira. Nos últimos 3 anos as mobilizações têm se intensificado consideravelmente, no que se refere ao enfrentamento às tentativas e ameaças de retrocessos de Direitos por parte dos três poderes da União. Falar de direitos indígenas ou direitos humanos, num momento em que a prioridade é o crescimento econômico por meio do aumento da produção, parece jogar palavras ao vento, pois o modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil estimula as desigualdades sociais”, afirma Sônia.

O I Encontro das Lideranças Indígenas de Mato Grosso reunirá representantes dos Povos indígenas mato-grossenses para debaterem a política indigenista estadual bem como fortalecer a autonomia do Movimento Indígena no Mato Grosso.

O QUE: X Assembléia Geral da COIAB e I Encontro dos Povos Indígenas do Mato Grosso.
ONDE: Aldeia Umutina, Município de Barra do Bugres, Estado do Mato Grosso.
QUANDO: 26 a 29 de agosto de 2013

CONTATOS:
Cristiane Soares – COIAB
Cel.: (92) 3184-6567/8130-5180
E-mail: [email protected]

Délio Alves
Cel.: (92) 8166-5644
E-mail: [email protected]

Janaína de Oliveira – Superintendência Indígena do Mato Grosso
Tel.: (65) 3613-4514

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.