Em PE, Mostra Sonora Brasil valoriza som de comunidades quilombolas

Amigos e vizinhos camponeses formaram o grupo Samba Raízes de Tocos, da Bahia. (Foto: Adenor Gondim/Divulgação)
Amigos e vizinhos camponeses formaram o grupo Samba Raízes de Tocos, da Bahia. (Foto: Adenor Gondim/Divulgação)

Evento chega a Petrolina nesta sexta (16) e ao Recife, no sábado (17). Na Região Nordeste, projeto traz o tema ‘Tambores e Batuques’.

Do G1 PE

Pela primeira vez em Pernambuco, a Mostra Sonora Brasil, promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), traz apresentações de grupos que representam o desenvolvimento histórico da cultura musical brasileira. As bandas Raízes do Bolão (AM), Samba Cacete da Vacaria (PA), Samba Raízes de Tocos (BA) e Alabê Ôni (RS) vão representar o tema “Tambores e Batuques” em Petrolina, no Sertão, a partir desta sexta (16); e no Recife, a partir do sábado (17).

O Projeto Sonora Brasil busca difundir a música e a cultura de povos essencialmente brasileiros, incentivando hábitos de apreciação musical; em 2013, serão cerca de 450 concertos em 128 cidades. O tema dos tambores mostra as manifestações das comunidades quilombolas onde o instrumento é um elemento fundamental da música. Geralmente, eles são feitos de forma artesanal, de acordo com as tradições.

Em Petrolina, os shows serão no Terraço da Galera de Arte Ana das Carrancas, dentro da programação da 9ª Aldeia do Velho Chico. No Recife, as apresentações ocorrem no Teatro Hermilo Borba Filho, Bairro do Recife. Na capital pernambucana, ainda haverá exposição de fotos e sessões de cinema. A entrada é aberta ao público.

Confira a agenda das apresentações:

Petrolina, às 21h
Sexta (16) – Samba do Cacete da Vacaria
Sábado (17) – Samba Raízes de Tocos
Domingo (18) – Alabê Ôni

Recife, às 19h
Sábado (17) – Raízes do Bolão
Domingo (18) – Samba do Cacete da Vacaria
Segunda (19) – Samba Raízes de Tocos
Terça (20) – Alabê Ôni

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.