Nota da Comissão Pastoral da Terra (CPT/MG) sobre o acampamento José Bandeira do MST em Pirapora

cptNo Acampamento José Bandeira, do MST, no município de Pirapora, Norte de Minas Gerais, 180 famílias Sem Terra resistem há 8 anos. Em 2003, famílias do MST ocuparam a Fazenda Prata, área de 2.937 hectares, abandonada mais de um século. Após sete anos, o MST foi “despejado” da fazenda. A fazenda Prata voltou a ficar abandonada. Após 2 anos, em 05 de  agosto de 2012, cerca de 180 famílias do MST reocuparam a Fazenda Prata.

Muitas pessoas idosas da região dizem: “Somos testemunhas de que a Fazenda Prata nunca produziu nada, além de engordar boi e ser mansão para receber o general João Batista Figueiredo e gente poderosa.” Na fazenda, há uma sede com casas enormes, grã finas, inclusive uma enorme piscina abandonada, pista de pouso para pequenos aviões. Tudo isso largado.  Laudo do INCRA atestou que a fazenda era improdutiva e não cumpria sua função social.

As famílias acampadas em barracos de lona preta, sem energia elétrica – com lamparina de querosene ou óleo, ou à luz de vela – produzem bastante hortaliças – verduras e legumes -, milho, feijão, arroz, mandioca etc. Detalhe: sem agrotóxico, com adubação orgânica, na linha da agroecologia. Criam galinhas, porcos e algumas cabeças de gado. Após 8 anos de resistência na terra, o juiz da Vara Agrária de Minas Gerais, Octávio de Almeida Neves concedeu Liminar de reintegração de posse a não sei quem. O juiz não foi visitar a fazenda e em uma decisão absurda, mandou despejar as 180 famílias que estão lá vivendo em paz, produzindo alimentos saudáveis para, inclusive, abastecer a Feira Popular de sábado e domingo na cidade de Pirapora.

O povo de Pirapora e o atual prefeito, com todo seu secretariado, apoiam o Assentamento das 180 famílias que hoje resistem no Acampamento José Bandeira. Dia 08/08/2013, os acampados fizeram uma Marcha do Acampamento até a Câmara dos Vereadores, em Pirapora, onde, com centenas de militantes, participaram de audiência com a juíza da Comarca Local, que tem em mãos carta precatória para cumprir o despejo, mas a juíza, diante das manifestações e da legitimidade da luta do MST na Fazenda Prata pediu para juntar documentos e enviará em 15 dias um Parecer ao Juiz da Vara Agrária de MG, esperamos que sugerindo a revogação da Liminar de reintegração de posse.

As 180 famílias do MST dizem que não saem de lá nem mortos. E tem direito de resistir, pois a lei que manda despejá-los é injusta. Dias 10 e 11/08/2013, frei Gilvander Moreira e muitos outros apoiadores visitaram o Acampamento José Bandeira, celebraram ecumenicamente, fizeram Marcha até ao Rio São Francisco, onde foram batizadas nas águas do Velho Chico, 13 crianças Sem Terrinha do Acampamento. Depois participamos de um gostoso almoço comunitário, churrasco, forró e muita confraternização. Assim, todos estão revigorados para continuar a luta pela conquista definitiva da Fazenda Prata, hoje, Acampamento José Bandeira, com 180 famílias do MST, que não admitirá em hipótese alguma o despejo.

A Comissão Pastoral da Terra hipoteca irrestrito apoio à luta das 180 famílias do Acampamento José Bandeira, do MST, em Pirapora, como uma luta justa, legítima e necessária. A Vara Agrária de Minas foi transformada em Vara Latifundiária pelo juiz Octávio Almeida Neves, o que tem agravado muito os conflitos agrários em Minas Gerais. Mandar despejar as famílias do MST da fazenda Prata é uma decisão injusta e covarde, não pode ser aceita.

Belo Horizonte, MG, Brasil, 15 de agosto de 2013.

Frei Gilvander Luís Moreira,

P/Coordenação da CPT/MG.

Obs.: Cf., abaixo, links de 12 vídeos gravados por frei Gilvander no Acampamento José Bandeira, do MST, em Pirapora, MG, dias 10 e 11/08/2013. São vídeos que ajudam a entender melhor a luta justa e necessária das 180 famílias que lá batalham para serem assentadas e não mais despejadas:

1)      http://www.youtube.com/watch?v=WBaQZv8my1I

2)      http://www.youtube.com/watch?v=91bMQG4JpiQ

3)      http://www.youtube.com/watch?v=Uu2WBwGG9g0

4)      http://www.youtube.com/watch?v=yzp-9RIOxo0

5)      http://www.youtube.com/watch?v=HGWQ3iV8E30

6)      http://www.youtube.com/watch?v=MwfmZcXyvU4

7)      http://www.youtube.com/watch?v=kn88z8jjkiE

8)      http://www.youtube.com/watch?v=2zg7hb4iVoI

9)      http://www.youtube.com/watch?v=54SB0J9KsR8

10)     http://www.youtube.com/watch?v=PBBolBO269M

11)     http://www.youtube.com/watch?v=zCebr0iavLs

12)     http://www.youtube.com/watch?v=_Vyc4SipwnY&feature=youtu.be

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.