Maioria dos manifestantes deixa a Câmara do Rio, mas um pequeno grupo permanece no local

Câmara RioAlana Gandra, Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Após assembleia ocorrida na noite de ontem (10), a maioria dos cerca de 60 manifestantes, que ocupavam o plenário da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro desde a última sexta-feira (9), optou por sair do prédio. Eles deixaram o Palácio Pedro Ernesto no início desta madrugada, disse hoje (11) à Agência Brasil o estudante secundarista Raphael Almeida, coordenador-geral da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet), integrante do coletivo. No entanto, segundo ele, um grupo de nove pessoas não acatou a decisão da maioria e permanece no local.

A ocupação da Câmara do Rio foi feita em protesto contra a composição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Ônibus. Segundo Raphael Almeida, a assembleia deliberou que a ocupação “foi um sucesso” e que o papel que ela deveria cumprir foi alcançado. Segundo a Polícia Militar, a situação é tranquila no interior da Casa Legislativa.

Os manifestantes prometem retornar às ruas e fazer um protesto durante a primeira reunião da CPI dos Ônibus, programada para terça-feira (13), às 10 horas. Amanhã (12), entretanto, os manifestantes têm encontro previsto com o presidente da Câmara, Jorge Felippe (PMDB), e o conjunto de vereadores da Casa para ver se encontram uma saída política para o impasse e discutir as reivindicações apresentadas. “Mas a gente sabe que, na prática, isso é um engôdo muito grande”, ressaltou Almeida, para quem tudo decorre de decisão do líder da bancada do PMDB, o professor Uóston (Washington Vicente Nascimento).

A pauta de reivindicações dos manifestantes inclui a anulação da indicação dos integrantes da CPI dos Ônibus e o agendamento de nova reunião para instalar, “de forma legítima”, a comissão, em solenidade que deverá ocorrer no plenário da Câmara, com acesso irrestrito à população.

Eles pedem também a saída, da CPI, dos vereadores da base de governo; a participação exclusiva na CPI dos vereadores que assinaram o requerimento de instalação; que o autor do requerimento da CPI dos Ônibus, vereador Eliomar Coelho (PSDB), seja o presidente da comissão; e que todas as reuniões sejam divulgadas com antecedência e garantam a participação popular irrestrita.

Edição: Aécio Amado

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.