“Eles estão em perigo”: Globo dedica destaque de capa e quatro páginas do 1° caderno aos Awá, com fotos de Sebastião Salgado!

globo awáTania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

“Se o cachorro mordeu o menino, não aconteceu nada. Se o menino mordeu o cachorro, agora é notícia”. Essa é das piadas mais caquéticas dos cursos de jornalismo deste País. Pois não é que lembrei exatamente dela, ao olhar a primeira página de O Globo de hoje, com uma grande foto, acrescida de um título em destaque – Paraíso Sitiado: Eles estão em perigo – e uma chamada longa e explicativa para quatro páginas inteiras dedicadas aos Awá? Mais: a chamada nos informa que esta é a primeira matéria de “uma história que começa a ser contada hoje”. Ou seja: teremos mais?!

Vou conferir e, de fato, pelo menos hoje é verdade: da página 12 à 15, lá estão belíssimas fotos de Sebastião Salgado (mais essa!) e ótimo texto de Míriam Leitão. Um novo título – A luta dos ‘índios invisíveis’ – nos conduz a uma excelente reportagem, falando de ‘desintrusão’ (a começar neste mês de agosto), mostrando a vida dos Awá e denunciando os crimes dos madeireiros, que abrem espaço para as plantações de maconha.

Míriam Leitão passou lá uma semana; Sebastião Salgado (que custeou sua viagem) permaneceria por mais duas, se embrenhando na mata com os indígenas. Para amanhã, a continuação prometida terá por título Paraíso Sitiado: Madeireiros emboscam forças federais. Considerando esta primeira matéria, mas vale.

Fora isso, não sei por quanto tempo (hoje cedo não estava acessível, mas a partir do final da manhã tornou-se), mas agora é possível ter acesso à matéria online clicando AQUI.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.