CE – Manifestantes denunciam na Defensoria Pública tentativa de despejo do #OcupeOcocó

Redação O POVO Online

Grupo formado por seis manifestantes que estão acampados no Parque do Cocó, acompanhados por dois advogados da Rede Nacional de Advogados Populares (Renap), foi ontem (02) à Defensoria Pública da União (DPU), para denunciar as tentativas de despejo. Eles afirmam vir sofrendo por parte da Prefeitura de Fortaleza constante investidas durante a madrugada com intuito único de removê-los da ocupação que dura mais de três semanas em defesa do Parque do Cocó. As ações promovidas pela Guarda Municipal estariam acontecendo pela madrugada e sem aviso prévio.

Segundo o defensor público da união, Dinarte de Pascoa Freitas, as ações que estariam sendo realizadas são contra ao que determina o código de processo civil, “a Defensoria Pública da União está encaminhando às autoridades — tanto a prefeitura de Fortaleza quanto ao comando da polícia do estado do Ceará — a informação que caso venha se tomar qualquer medida em relação aos manifestantes no Parque do Cocó, que seja seguindo o que determina o código de processo civil, tanto com o prévio aviso aos manifestantes, como que ação seja realizado a luz do dia, do horário de 06 às 20 horas em dias uteis”, destacou o defensor.

Na ultima quarta-feira (31/07) a informação que a Guarda Municipal iria invadir a ocupação levou mais de 300 pessoas ao local, “eles estão fazendo um trabalho de intimidação. Na ultima quarta-feira, chegou ao acampamento a informação que iam invadir na madrugada, chegaram, inclusive, a enviar uma ambulância do SAMU, vimos também homens armados a paisana circulando o local e quando passamos na frente do prédio do pelotão especial da Guarda Municipal foi possível perceber uma forte movimentação às 1 hora da manhã” afirmou um dos manifestantes que preferiu não se identificar.

Na madrugada desta sexta-feira (02/08), doze viaturas da guarda municipal estacionaram próximo ao acampamento onde os manifestantes se encontram; após uma rápida mobilização pelas redes sociais inúmeras pessoas se somaram ao acampamento. Mesmo sem realizar a ação desocupação, os guardas realizaram rondas na região intimidando os cidadãos que ocupam o Parque do Cocó em defesa do meio ambiente e pela garantia de uma mobilidade urbana consciente e totalmente responsável pela cidade em sua totalidade.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Janete Melo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.