Relatório final da 2ª Conferência Setorial Nacional de Povos e Comunidades

Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul

A Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul – ARPIN SUL participou entre os dias 16 e 18 de julho da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – CNDRSS. A conferência setorial integra as atividades preparatórias para com a intenção de construir o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS com a expectativa de projeção até 2030. O evento teve como intuito auxiliar a produção de propostas na elaboração do Plano Nacional de Etnodesenvolvimento de todos os povos participantes do evento.

Durante os dias de evento, a Conferência contou com a participação de 173 pessoas, entre observadores do governo federal e delegados da sociedade civil que representam povos e comunidades tradicionais, dos seguintes segmentos sociais: indígenas, quilombolas, extrativistas, pescadores artesanais, povos de terreiro, faxilanenses, caiçaras, pantaneiros, populações de fundo e fecho de pasto, quebradeiras de coco, catadoras de mangaba, ciganos, pomeranos e retireiros do Araguaia.

A delegação presente na Conferência Setorial Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais foi composta por lideranças das organizações sociais, titulares ou suplentes das instituições da sociedade civil que compõe o Comitê Permanente de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais do CONDRAF e membros da sociedade civil da Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais – CNPCT.

Como resultados da Conferência Setorial foram eleitos 80 delegados e elaboradas 40 propostas de Povos e Comunidades Tradicionais para serem apresentadas na 2ª CNDRSS. Além disso, foram elaboradas outras proposições por segmento, que subsidiarão a Coordenação Geral de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais – CGCPT do MDA na elaboração de planos específicos, além de servirem de insumo para as demais etapas da 2ª CNDRSS.

Confira o relatório final e compartilhe.

ASCOM ARPIN SUL – Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.