Domingo é dia de mobilização na comunidade do Coque, no Recife

 Por Raquel Rolnik

No próximo domingo, dia 4 de agosto, a recém-criada rede Coque (R)Existe, realiza sua primeira grande ação na comunidade do Coque, localizada na região central do Recife, a partir das 8h. A iniciativa surgiu da união de moradores e lideranças da comunidade com organizações, instituições, centros de ensino, movimentos e ativistas. Durante todo o dia, serão realizadas rodas de diálogo e espaços lúdicos de integração entre a comunidade e o seu entorno.

De acordo com os organizadores, embora a comunidade do Coque seja classificada no zoneamento da cidade como uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), as cerca de 40 mil pessoas que lá vivem vêm sendo removidas ou sofrendo ameaças de remoção de suas casas, do comércio local e de outros espaços de convivência social e urbana. A área possui um dos piores indicadores sociais da cidade em várias áreas: saúde, educação, cultura e saneamento. O grupo denuncia ainda que o poder público “vem sistematicamente realizando intervenções no bairro de modo a negar a memória de luta dos moradores, desconhecendo a história de vida de boa parte dessa população e estimulando um sentimento predatório e especulativo em torno da terra de quem vive lá.”

“Será um dia para potencializar toda a pulsação do Coque, tornar evidente a vida que existe aqui/ali. O Coque não é só uma favela. É um modo de viver e habitar a cidade.” Leia mais sobre a iniciativa na página da rede no Facebook.

SERVIÇO
CIRCUITO COQUE (R)EXISTE
DATA: 04 DE AGOSTO DE 2013
HORÁRIO: A PARTIR DAS 8h
LOCAL: COMUNIDADE DO COQUE, RECIFE, PERNAMBUCO

POLOS DE ATIVIDADES NO COQUE:
Biblioteca Popular do Coque | Igreja de São Fransciso de Assis | NEIMFA | Praça da Piriquita  Academia da Cidade | Ponto de Cultura Espaço Livre do Coque | Praça Barreto Junior

MAPA DOS PÓLOS : http://bit.ly/1aXHVHl

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.