MG – Depois de muitos anos debaixo d´água, cemitério surgiu na Barragem do Bico da Pedra

Foto: Sandoval Souza
Foto: Sandoval Souza

Por Oliveira Júnior

JANAÚBA – Com a falta de chuva há meses, o volume de água na barragem Bico da Pedra, em Janaúba, tem diminuído. Isso assusta os moradores e os produtores rurais. Além da possibilidade de crise pela falta de água, a população da região tem sido surpreendida com novas revelações até então escondidas no fundo da represa. Moradores encontraram no lago da barragem de Janaúba um cemitério.

Isso mesmo, com a redução do nível de água, um cemitério foi descoberto nas imediações do balneário, em Janaúba. No local tem sido visíveis cruzes dentro e fora d’água. A cena pode ser vista entre o resort Pedras do Sonho e o restaurante Cambuquilha, de João de Daniel, conforme fotografias tiradas pelo radialista Sandoval Souza.

Vale ressaltar que com a construção da barragem Bico da Pedra, nos anos 70, muitas propriedades foram desapropriadas. Naquela época, os moradores da zona rural sepultavam os entes queridos em cemitério nas comunidades. Com a formação da barragem, o lago cobriu as roças e os cemitérios. E isso agora é revelado. Com a seca, surgem os cemitérios até então escondidos no fundo da barragem de Janaúba.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ruben Siqueira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.