Nosso adeus a Élson de Barra do Parateca, com nossa solidariedade à família, ao movimento CETA e ao povo quilombola

Foto: Luciano Bernardi (março 2013).
Foto: Luciano Bernardi (março 2013).

Organizar a esperança,
Conduzir a tempestade
Romper os muros da noite,
Criar sem pedir licença
Um muro de liberdade.

Trabalhar a dor, trabalhar o dia,
Trabalhar a flor, irmão!
E a coragem de acender a rebeldia!

Convocar todos os sonhos
E as mãos das companheiras
Feitas de espera e de flor,
Tecendo nossas bandeiras
Na trama de cada dor.

(Pedro Tierra)

A AATR (Associação dos advogados dos Trabalhadores Rurais da Bahia) e a CPT BA (Comissão Pastoral da Terra – Regional Bahia), mais uma vez juntos, lamentam e choram  junto com a Comunidade de Parateca, os companheiros e companheiras da CETA (Movimento dos Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilombolas da Bahia), o Povo Quilombola, e com sua esposa Durcelene, a perda de uma valiosa e amadurecida liderança popular, quilombola e camponesa:  Elson Ribeiro Borges.

O falecimento de Elson foi provocado por uma trágica colisão de sua moto com um cavalo, largado na rodovia entre Bom Jesus da Lapa e Carinhanha, na noite de ontem por volta das 19 horas. Ele voltava para a sua comunidade, Barra do Parateca, na beira do rio São Francisco, após ter ido à cidade pleitear, mais uma vez, junto às autoridades locais o andamento de processos movidos contra ele e sua comunidade em razão da luta coletiva contra a grilagem de terras e pelo respeito e reconhecimento dos direitos e dos territórios onde vivem e trabalhavam centenas de famílias de lavradores e pescadores.

Há décadas, desde o início do processo de organização e reivindicação das comunidades ribeirinhas e quilombolas e dos movimentos de luta pela terra no Oeste da Bahia, que já conheceram a vitória inicial com o reconhecimento do Quilombo de Rio das Rãs, as famílias e comunidades vivem sob ameaça.

No entanto, Elson jamais deixou de liderar as lutas do seu povo com coragem, paixão e determinação, em todas as instâncias organizativas e autônomas dos camponeses e quilombolas. Sua contribuição se fazia presente também nas assembleias nacionais e regionais da CPT e nos seminários e instâncias organizativas e formativas da AATR. A sua trajetória firme na luta e o caminho apontado e traçado por Elson, nos exige o compromisso de dar continuidade aos seus passos em busca de realizar o sonho e o desejo político por uma sociedade livre, justa e igualitária.

Junto com nossa prece ao Deus da Vida, queremos estar solidariamente unidos à sua esposa, seus cinco filhos, ao Movimento CETA, ao Quilombo de Barra do Parateca e a todos e todas que sentirão o vazio de sua presença e a certeza dos seus ideais.

Elson você está presente e vivo em todos nós que lhe conhecemos e apreciamos! ELSON, PRESENTE!

Pedimos ao Pastor Almir que nos interprete na última despedida diante do teu corpo.

Comissão Pastoral da Terra (CPT-BA)

Associação de Advogados dos Trabalhadores Rurais no Estado da Bahia (AATR-BA)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.