Mensagem do Cacique Raoni ao Papa Francisco

Planete Amazone

Santíssimo Padre,

Nos Liderancas Indigenas do Brasil temos a honra de solicitar a Vossa Santidade uma audiência na ocasião da vinda de Vossa Santidade ao Brasil, em julho de 2013, para a Jornada Mundial da Juventude, ao nosso Líder Representante cacique Raoni Metuktire, na qual nos representara.

O Cacique Raoni Metuktire, conhecido no mundo inteiro por seu empenho na proteção da floresta amazônica e dos povos que ali habitam, é o chefe supremo do povo Kayapó, cujas terras ancestrais estão no coração da Amazônia brasileira. Há mais de quarenta anos que ele simboliza a luta incansável contra o desmatamento, e que ele clama pelo pleno respeito dos direitos e da cultura dos povos da floresta amazônica.

A Jornada Mundial da Juventude é um evento de importância planetária. O mundo inteiro vai dirigir os olhos para o Brasil nesta ocasião, da mesma maneira que o fará durante a Copa do Mundo de futebol, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016. Estes eventos só terão significado se permitirem que este olhar se dirija também para os mais necessitados, para aqueles que o milagre econômico deixou de lado, dentre eles as populações indígenas da Amazônia. Elas estão perdendo tudo para proveito de poucos que, ao mesmo tempo, colocam em perigo o futuro do planeta visto que saqueiam um ecossistema precioso.

Os observadores dos acontecimentos atuais na Amazônia estão preocupados principalmente por causa da barragem de Belo Monte, apresentada como protótipo, como modelo para inúmeros outros projetos tão prejudiciais quanto ela. Embora ainda não concluída, esta obra no centro da floresta amazônica já provocou danos ambientais e humanos desastrosos, como o deslocamento de mais de 16 000 indígenas.

Ouvimos o discurso de Vossa Santidade, em 5 de junho, durante a Audiência Geral na Praça de São Pedro. Lembramos desta frase: “Alguém morre não é novidade, as bolsas caem dez pontos, é tragédia!” Os povos indígenas do Xingu, regiões da Amazônia e de outras regioes do pais, estão morrendo diante dos nossos olhos, aos poucos, diante da indiferença quase geral. Vossa Santidade pode ajudar a quebrar esse muro da indiferença que os poderosos ergueram em torno deles.

Como Vossa Santidade sabe, a preservação da floresta amazônica – o pulmão verde do nosso planeta – é vital para todos os habitantes da Terra, não apenas para o povo Kayapó. De certa forma, o futuro de todos nós depende dessa parte do mundo, tanto da preservação do meio-ambiente como da diversidade das culturas do mundo.

Por todas estas razões, Santíssimo Padre, ficaríamos extremamente honrados se Vossa Santidade pudesse dar uma resposta favorável ao nosso pedido.

Temos a honra de ser, com o maior respeito, o mais humilde e obediente servo de Vossa Santidade.

Queríamos aceitar, Vossa Santidade, a expressão de nossos profundo respeito.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.