Avenida que homenageia golpe de Estado mudará de nome no Chile

Após sessão que definiu alteração, grupos pró Pinochet entraram em conflito com organizações de direitos humanos

Placas devem ser alteradas na capital chilena até o final do mês de julho (Victor Farinelli/Opera Mundi)
Placas devem ser alteradas na capital chilena até o final do mês de julho (Victor Farinelli/Opera Mundi)

Victor Farinelli, Opera Mundi

No coração da classe média santiaguina, decorada por pequenas galerias comerciais, edifícios de consultórios médicos e pequenos locais de comida rápida, reluzia o último bastião do orgulho pinochetista no Chile: a Avenida 11 de Septiembre, cujo nome celebrava o golpe de estado liderado por Augusto Pinochet, em 1973.

A ditadura terminou há 25 anos, mas somente nesta terça-feira (02/07) o Conselho Municipal da comuna de Providencia (na Zona Norte de Santiago, capital do país) aprovou a mudança de nome do endereço, que voltará a se chamar Avenida Nueva Providencia, como era originalmente.

A medida foi uma das principais promessas de campanha da prefeita Josefa Errázuriz, que assumiu em dezembro e garantiu que acabaria com a apologia da ditadura no município. Antes de sua chegada, a comuna de Providencia foi governada pelo Coronel Cristián Labbé, ex-guarda-costas pessoal de Pinochet, que chegou à prefeitura em 1993 e se manteve por cinco mandatos consecutivos (não há limite de reeleições para prefeitos no Chile).

Além de manter o nome da avenida, Labbé costumava usar o espaço da prefeitura para promover homenagens a Pinochet e outros militares pertencentes à junta militar – entre eles alguns que estão cumprindo prisão perpétua por crimes contra os direitos humanos.

Ao final da sessão do Conselho Municipal na qual a mudança foi aprovada por 4 votos a 1, houve um pequeno confronto verbal entre representantes de organizações de direitos humanos e grupos de simpatizantes da ditadura, que foi rapidamente controlado pela segurança. Depois de acalmados os ânimos, Errázuriz declarou, em entrevista coletiva, que a mudança nas placas ocorrerá ainda este mês. “Conseguimos tirar essa mancha de uma das principais vias da nossa cidade e a fizemos voltar a ser uma avenida de um país democrático”.

A Avenida Nueva Providencia foi rebatizada como Avenida 11 de Septiembre durante a ditadura, pelo então prefeito Alfredo Alcaíno, por meio do decreto nº 500, de 29 de setembro de 1980, no qual é possível ler o seguinte trecho: “Considerando a grande façanha do dia 11 de Setembro de 1973, que livrou o país da opressão marxista, encabeçada por um bêbado marxista e suicida (Salvador Allende, o presidente deposto durante o golpe) com a ajuda de 40 mil guerrilheiros cubanos, segundo o Plano Z, decretamos que esta deve ser recordada pelas gerações presentes e futuras em uma obra urbanística de grande relevância”.

Maya Fernández, neta de Allende, foi uma das personalidades presentes na sessão do Conselho Municipal de Providencia. Entre lágrimas e abraços de amigos, a jovem bióloga disse que “é tão maravilhoso o que aconteceu que o nome de ‘Nueva Providencia’ já ficou pequeno, a avenida deveria se chamar ‘Nuevo Chile’”. Outra figura relevante que esteve presente foi a bailarina inglesa Joan Turner, viúva do cantor Víctor Jara, uma das primeiras e mais recordadas vítimas da ditadura chilena.

Por sua parte, o grupo de pinochetistas presentes no evento, que foi retirado do local após a votação, promete atuar contra a decisão. Juan González, ex-militar e presidente da Corporação 11 de Setembro, afirmou que já está preparando uma série de medidas, que vão desde uma liminar na Corte Suprema de Justiça para impedir a alteração até a exigência da mudança de nome de todas as ruas e avenidas que levam o nome de Salvador Allende, em represália. “Não vamos permitir que a versão marxista da história se imponha sobre a verdade e apague da memória do país a proeza daqueles que o salvaram”, explicou.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.