Pernambuco sediará primeira Conferência Regional sobre Determinantes Sociais da Saúde

conferencia DSS peEvento acontece em setembro, no Recife, e deve reunir 400 convidados entre gestores, representantes da sociedade civil e pesquisadores. Encontro será transmitido no Portal DSS Brasil

De 2 a 4 de setembro deste ano, o Recife (PE) vai receber a 1ª Conferência Regional sobre Determinantes Sociais da Saúde (1ª CRDSS), que tem como foco a região Nordeste. Como desdobramento da Conferência Mundial sobre DSS, que aconteceu no Rio de Janeiro em outubro de 2011, e na qual o Brasil teve forte protagonismo, o encontro deve reunir 400 convidados, entre representantes do poder público, da comunidade acadêmica e da sociedade civil, para debater e articular estratégias com o objetivo de superar as desigualdades e seus impactos na saúde pública. No entanto, o público poderá conferir todas as discussões da 1ª CRDSS através do Portal DSS Nordeste hospedado na plataforma do portal DSS Brasil, onde haverá transmissão do evento em tempo real.

A primeira conferência regional pretende repercutir os temas mais relevantes sobre a determinação social na saúde no Nordeste e subsidiar a discussão de proposições e soluções para a redução das iniquidades na região. Água e saneamento, violência e drogas, segurança alimentar, inclusão produtiva, grandes projetos e acesso e qualidade dos serviços de saúde são os temas que devem guiar as discussões.

Além da Fiocruz, representada pelas suas unidades de Pernambuco e do Rio de Janeiro, o encontro contará com diversos parceiros. O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o Ministério da Saúde e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) somam forças para que a I Conferência Regional sobre DSS seja um marco nas discussões sobre o tema e possa impulsionar e promover mudanças na realidade desigual do país.

PORTAL – Além de ser o canal de transmissão da 1ª Conferência Regional sobre DSS em tempo real, o Portal NE sobre DSS funciona também como um espaço preparatório para a conferência, repercutindo os temas que serão abordados no evento e onde são discutidos os elementos da determinação social na saúde.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.