Garimpeiros voltam a invadir aldeia Yanomami do rio Apiaú e indígenas pedem providências urgentes

Hutukara

Por Elaíze Farias, em seu blog

Indígenas yanomami da região do rio Apiaú, em Roraima, denunciaram nesta semana, em uma carta, o aumento de garimpeiros na área. A carta foi divulgada nesta terça-feira (16) pela Hutukara Associação Yanomami (HAY), com sede em Boa Vista (RR). Segundo os indígenas, na semana passada, moradores da comunidade Radianai identificaram mais de 30 barcos de garimpeiros subindo o rio Apiaú.

“Na região está cheio de garimpeiros. O rio está sujo, os peixes estão doentes. Todos os dias os garimpeiros estão entrando na região. Eles sobem de barco à noite pelo rio Apiaú e depois vão para o rio Novo e o rio Sujo, onde estão mais ou menos seis lugares com maquinário de garimpo e balsa”, dizem os indígenas.

Os indígenas dizem que eles “ficam com medo desses invasores” e, ao mesmo tempo, de irem para a cidade e se deparar com os mesmos garimpeiros, pois estes os ameaçam quando os yanomami fazem denúncias.

“Esperamos urgentemente uma operação. Estamos esperando a Funai, o Exército, a Polícia Federal para tirarem esses garimpeiros que estão poluindo o rio com mercúrio e matando os peixes que nós precisamos para comer. Quando os garimpeiros vão embora, o rio fica limpo. Quando voltam, fica todo sujo”, diz trecho do documento, assinado por Edgar Yanomami, liderança indígena de Radianai.

Os fazendeiros que vivem próximo da TI Yanomami também estariam colaborando com os garimpeiros alertando-os quando ocorrem operações de fiscalização.

Por isso os yanomami orientam que o deslocamento da ação de fiscalização não seja pelo porto da Funai, pois este passa pela fazenda, mas por outro caminho (identificado no documento e não publicado neste texto).

Junto com a carta da comunidade Radianai, a HAY divulgou também um documento da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami/Ye´kuana, com imagens (fotos e mapa de localização) da região do rio Apiaú e a presença de garimpeiros.

* A foto que ilustra este texto não é da região do Apiaú, mas de uma outra área da Terra Indígena Yanomami. Ela pertence ao acervo da HAY.

Compartilhada por Janete Melo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.