RJ – Quilombo São José da Serra, Valença: da beleza à revolta… É preciso parar a estrada e a destruição já!

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

O vídeo acima nos fala de cultura, tradições e beleza. Emociona em muitos momentos. Toca a nossa sensibilidade. Só que paralelo a ele chegou também a este blog, enviada por outra pessoa – Marcelo Domingues de Moraes -, uma denúncia de um morador do Quilombo, Toninho do Canecão, que faz com que nossos sentimentos se transformem em pura revolta! Transcrevo o bilhete dele abaixo, solicitando que as autoridades competentes entrem em ação o mais urgente possível.

“Bom dia a todos que amam e ajudam o Quilombo São José da Serra Valença RJ. Estou muito triste com a covardia que um vereador da Câmara de Valença, (Marcelo do Didi), juntamente com o fazendeiro da AGROPASTORIL estão fazendo conosco. O vereador, aproveitando o descontentamento do fazendeiro que tem que deixar o quilombo São José da Serra, mediante posse e intitulação das terras, está fazendo uma estrada ligando o quilombo com o município de Barra do Piraí.

Este vereador comprou um terreno na divisa com os dois municípios (Valença x B. Piraí) e de maneira covarde buscou junto ao fazendeiro autorização para abrir a referida estrada, sem consentimento e conhecimento dos moradores do quilombo. Para nossa infeliz tristeza esta semana o vereador invadiu as terras do quilombo com seu trator, derrubando árvores, soterrando plantas nativas, causando erosão, destruindo aquilo que ele não plantou.

Não podemos deixar esta covardia prosseguir. Por isso nos ajude, divulgue este e-mail, faça chegar a quem de direito. Vamos parar com esta covardia antes que ele, junto com o fazendeiro, acabe com aquilo que temos de mais preciso: a memória dos nossos antepassados, a cultura pura de mais de 100 anos de história e a dignidade dos moradores do quilombo. Ajude-nos a parar com mais esta covardia contra o quilombo São José da Serra.

Toninho do Canecão”.

Vídeo compartilhado por João Carlos Garcia.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.