Parabéns! Defensoria Pública do Paraná escolhe sua primeira Ouvidora-Geral respeitando as leis

A defensora pública-geral do Estado, Josiane Lupion, nomeia a primeira Ouvidora-Geral da DPPR, Maria de Lourdes de Souza.
A defensora pública-geral do Estado, Josiane Lupion, nomeia a primeira Ouvidora-Geral da DPPR, Maria de Lourdes de Souza.

Na manhã desta segunda-feira (08/07), no gabinete da defensora pública-geral do Estado, foi nomeada a primeira ouvidora da Defensoria Pública do Paraná, Maria de Lourdes de Souza.

Pedagoga e estudante de Direito, Maria de Lourdes, conhecida como Santa, atua como assessora política e tem grande participação dentro dos movimentos sociais de luta pelos direitos humanos. É fundadora e diretora da Associação Cultural de Negritude e Ação Popular (ACNAP), fundadora e conselheira do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná e do Programa de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita). Além disso, atua na área de políticas públicas da Comissão de Estudos à Violência de Gênero (CEVIGE).

A Ouvidoria-Geral é um órgão auxiliar da Defensoria Pública, prevista na Lei Orgânica da instituição (art. 34), e que tem como objetivo a promoção da qualidade dos serviços prestados pela DPPR. A Ouvidoria tem participação da sociedade civil na sua gestão e fiscalização.

O ouvidor-geral é escolhido pelo Conselho Superior da DPPR, entre cidadãos de reputação ilibada, não integrantes da Carreira de Defensor Público e indicados em lista tríplice – formada em votação realizada entre metade dos membros do Conselho Permanente de Direitos Humanos (COPED), que são escolhidos entre as organizações não-governamentais ligadas à defesa dos Direitos Humanos – composta de membros da sociedade civil, para mandato de dois anos, permitida uma recondução.

O cargo de ouvidor-geral é exercido em regime de dedicação exclusiva. Nas próximas semanas, Maria de Lourdes deve se desvincular de seu atual emprego para tomar posse como a primeira ouvidora-geral da Defensoria Pública do Paraná.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.