MA – Índios vão à Assembleia pedir apoio para aldeias

f1d1ea004a1271aca9c14e7842224bfe_LDifusora – Os deputados Bira do Pindaré (PT), Eliziane Gama (PPS), Valéria Macedo (PDT), Cleide Coutinho (PSB), Graça Paz (sem partido), Vianey Bringel (PMDB), Raimundo Louro (PR) e mais o presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo (PMDB), receberam ontem pela manhã lideranças representantes de sete povos indígenas que neste momento ocupam a sede da Funasa no Maranhão. Os indígenas descreveram um quadro de horror nas aldeias do Maranhão do qual fazem parte crianças morrendo de desnutrição e diarreia, doenças previsíveis, porque os medicamentos não chegam até eles.

Somente na aldeia Kanela 13 índios morreram no ano passado. Ainda conforme as denúncias, índios mortos estão sendo enterrados sem caixão por falta de uma urna funerária. Somam 300 os indígenas acampados na Funasa em São Luís há cerca de uma semana. Eles vêm vindos dos municípios de Amarante, Bom Jesus das Selvas, Bom Jardim, Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, além dos Kanela e Paniekra de Fernando Falcão; Krikati, de Montes Altos, Krenyê e Gavião.

O líder indígena Lourenço Krikati informou que ter participado de reunião com a Secretária de Segurança e Ouvidoria Geral do Estado onde revelou que dos 300 representantes que ocuparam a Funasa muitos estão retornando porque não conseguem ser atendidos em suas reivindicações. Os índios reivindicam principalmente um contrato de farmácia para aquisição de medicamentos especializados nos municípios, veículos e passagens aéreas ou terrestres para remoção de pacientes, fornecimento de alimentação aos pacientes e afirmam que não há nenhuma política de atendimento, acompanhamento e tratamento para os doentes com problemas de saúde mental.

Eles denunciam que em sua maioria os mortos estão sendo sepultados fora de suas aldeias de origem por falta de transporte para o translado e que não há contratação de urnas funerárias, o que obriga as aldeias a fazerem coletas para a compra de caixões. Duas decisões com respeito aos índios foram tomadas imediatamente.

O presidente Arnaldo Melo vai reunir a Mesa Diretora e os deputados interessados com o fim de adotar uma estratégia para tentar resolver o impasse entre os indígenas e a administração federal. A presidente da Comissão de Saúde, deputada Valéria Macedo, e a vice-presidente, deputada Cleide Coutinho, devem se reunir com as lideranças indígenas para melhor tomar conhecimento das demandas na área da saúde e encaminhar à Mesa Diretora da Assembleia e demais autoridades afetas ao problema.

Compartilhada por Edmilson Pinheiro.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.