Nota Pública do Comitê Metropolitano Xingu Vivo sobre as manifestações em Belém

O Comitê Metropolitano Xingu Vivo (CMXV) vem a público se manifestar sobre os últimos acontecimentos envolvendo as forças de segurança do Estado na repressão as manifestações populares em Belém – Pará

O CMXV compreende como inaceitável, o Governador do Estado do Pará, Sr Simão Jatene (PSDB) e o Secretário de Segurança Pública do Pará, Sr Luiz Fernando Rocha, enviarem para às ruas da capital policiais sem identificação de nome e patente, para “acompanharem” as manifestações, dificultando assim a identificação dos mesmos em caso (como tem acontecido) de violência, intimidação e abuso de autoridade.

Estes policiais sem identificações, conforme documento oficial da Sociedade Paraense de Direitos Humanos (SDDH) encaminhado ao Ministério Público (MP), ameaçaram de, nesta quarta feira, “quebrar” quem fosse para as ruas exigir melhorias para a cidade e o País.

Denunciamos também a infiltração de policiais nas manifestações com o objetivo claro de monitorar os movimentos sociais, assim como, em alguns casos, incentivarem ações mais fortes de manifestantes de forma a legitimar ações de violência da Tropa de Choque, Cavalaria e da ROTAM.

Aproveitamos a oportunidade para denunciar o oficial militar Wolfgang Endemann, ex-assessor do gabinete do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), que, em meio a onda de protestos por garantia e ampliação de direitos sociais que movimentou a capital paraense nessas últimas semanas, resolveu usar os seus perfis no facebook e twitter para ameaçar com morte ativistas que saíram às ruas para se manifestar.

Em uma de suas postagens, o militar escreveu: “Morte aos petralhas e comunistas. Nós deveríamos matar todo o resto dos comunistas. Ainda estou filmando uns vermelhinhos pra mostrar pra PM. Filmei tudo. Vou caçar esses FDP. Essa estrela vai brilhar na cadeia ou no caixão, vagabundo”, disse.

O senhor Wolfgang Endemann tem repetidas vezes “postado” nas redes sociais declarações intolerantes de caráter xenófobas, machistas, racistas e preconceituosas, representando este indivíduo uma ameaça à democracia e à convivência pacífica entre os diferentes.

Exigimos aqui que ele seja responsabilizado judicialmente pelas autoridades dos Mps e do Judiciário pelo seu discurso de ódio, que jamais pode ser confundido com liberdade de expressão. Direito este que, ao que parece, o senhor Wolfgang Endemann desconhece por completo.

O CMXV aproveita a oportunidade para declarar publicamente seu apoio e participação nas manifestações, e que nossa pauta em defesa da vida, dos povos indígenas, das florestas, de seus rios e contra os grandes projetos de hidrelétricas, hidrovias, mineração, agronegócio, e monocultivos na Amazônia permanecem inalteradas, e que seguimos confiantes em uma vitória das ruas sobre os Governos opressores e seus aliados.

Comitê Metropolitano Xingu Vivo

Belém, Pan-Amazônia, 26 de junho de 2013

Enviada por Dion Monteiro para Combate Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.