Campanha Reaja! Estudante e militante negro de 15 anos é executado em Itacaré, sul da Bahia

LutoINFORME EMERGENCIAL – A Campanha Reaja, no calor dos acontecimentos nacionais que sacodem o país e exigem de nós um posicionamento explícito no que tange a luta antifascista, contra o racismo, o capitalismo e o totalitarismo – o ódio, o desprezo contra a população que tem resultado em situações de morte no cotidiano de nossas comunidades pobres e negras apartadas racialmente e situações de violências mediadas por instituições que deveriam servir a princípios de cidadania e direitos – vem mais uma vez seguir sua missão histórica: não dormir na luta!

Temos o desprazer e a dor profunda que nos acompanha desde maio de 2005, quando pela primeira vez tomamos as ruas contra a brutalidade policial, os grupos paramilitares, os grupos de extermínio, contra as execuções sumárias e extrajudiciais.

Hoje, recebemos as triste Nota de Falecimento de Jackson Antônio Souza de Carvalho, de 15 anos, executado em Itacaré, Sul da Bahia, com tiros de espingarda calibre 12 e enterrado de ponta-cabeça, num cemitério clandestino – ponto de desova de grupos de extermínio daquela região que em 08 meses, segundo dados dos militantes daquela região, já morreram mais de 20 jovens.

Como sempre, a polícia em seus métodos de investigação etiqueta imediatamente a vítima como traficante em suposta disputa. Ocorre que Jackson não tinha nem tempo para vender pipoca. Cursava o ensino médio, fazia um curso de guia turístico e trabalhava como barbeiro.

Jackson fazia parte de uma poderosa articulação política contra o racismo, pelo meio ambiente e pela cultura que é a Casa de Teatro de Bonecos de Itacaré. Seu pai, um militante social na luta contra o racismo, teve que organizar uma busca para encontrar e reconhecer o corpo do menino, pois nem isso a polícia ofereceu.

Essa execução soma-se a mais de milhares que estamos denunciado em todo território nacional e na Bahia em especial. Mais uma vez o programa de segurança pública do Estado denominado Pacto pela Vida é incapaz de garantir nosso bem mais importante: a vida. Diante disto:

  • Exigimos imediato pronunciamento do Secretário de Segurança Pública, do Secretário de Comunicação e Secretario de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia.
  • Proteção à família e aos membros da Casa de Teatro de Bonecos
  • Um delegado especial para acompanhar o caso

Das organizações coirmãs:

Que façam o máximo de barulho nacional e internacional sobre a inoperância do Estado baiano frente a liberdade de operar e agir dos grupos de extermínio e policiais baianos para matar, agredir , achacar e humilhar a população negra baiana.

Fica nosso Luto e luta

JACKSON ANTÔNIO SOUZA DE CARVALHO PRESENTE! 
Reaja ou será Morta , Reaja ou Será Morto

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.